2º mandato: Festa da posse será simples e forte politicamente

“O presidente pediu que fosse realizada uma posse simples e sóbria, mas forte politicamente”, afirmou o assessor especial da Presidência da República César Alvarez ao apresentar, nesta quinta-feira (21), o roteiro da posse do presidente Luiz Inácio Lul

Segundo o assessor, o presidente sairá do Palácio da Alvorada e irá direto para a Catedral de Brasília, às 15h45. Da catedral, ele seguirá em carro aberto para o Congresso Nacional, acompanhado do vice-presidente, José Alencar. As esposas de Lula e Alencar também estarão no carro. 


    


Às 1 6 horas, os dois chegam ao Congresso Nacional, onde tomam posse. De acordo com Alvarez, a organização dessa cerimônia esta a cargo do Congresso. Ao final do evento, que deve durar uma hora e meia, Lula e Alencar passam em revista as tropas.


 


Por volta das 18 horas começará a cerimônia no Palácio do Planalto. Lula subirá a rampa do Palácio já com a faixa de presidente e seguirá para o parlatório, onde fará um pronunciamento para cerca de 1.600 convidados. Os convidados ficarão do lado de fora do palácio, em área reservada. Do lado de dentro, estarão somente os ministros e seus familiares.


 


O assessor especial disse que não foi convidado nenhum chefe de Estado, apenas as representações diplomáticas, em virtude do reveillon e também por se tratar do início de um segundo mandato.


 


Segundo Alvarez, Lula pediu aos ministros que convidassem pessoas que simbolizem algumas das principais políticas do governo, como, por exemplo, uma pessoa que passou a ter luz em casa por causa programa Luz para Todos, uma chefe de família que tenha devolvido o cartão do programa Bolsa Família porque melhorou de situação econômica, pessoa ligada ao programa do biodiesel, entre outras.


 


Em aberto


 


Sobre a posse dos ministros, que normalmente ocorre junto com a do presidente, Alvarez disse que a questão ainda está em aberto e, no convite, não há menção ao tema.


 


“Não está havendo necessariamente convite para a posse dos ministros. O mandato dos ministros é derivado da condição do presidente e, como ele não perdeu o mandato, o mandato atribuído aos ministros ainda continua”, disse.


 


Logo após a cerimônia no Palácio do Planalto, terá início a parte cultural. Serão realizados shows com artistas como a banda baiana Oludum, um grupo de percussão formado por surdos, chamado Sudundum, a sambista Lecy Brandão, a dupla sertaneja Zé Mulato e Cassiano, e outros artistas como Célia Porto, Renato Matos e Geraldo Azevedo. A escolha dos artistas foi baseada na não cobrança de cachê, segundo ele.


 


Sobre os custos da cerimônia, o assessor disse que as despesas estão orçadas em cerca de R$1 milhão. Nesse valor, segundo ele, estão incluídas grades de proteção, sistema de som, palco, passagem aérea dos artistas, entre outras despesas.


 


Fonte: PT