Cubano bate novo recorde de cálculo e pode entrar no Guinness
O jovem matemático cubano Yusnier Viera bateu um novo recorde na modalidade de cálculo mental, ao identificar corretamente, em apenas um minuto, o dia da semana em que caem 56 datas selecionadas ao acaso entre os anos 1600 e 2100.
Publicado 23/12/2006 12:52
O teste foi avaliado por um júri e gravado pelas câmaras da estatal ''Canal Havana'' e, segundo informa o jornal ''Granma'', será enviada uma cópia à entidade competente a fim de homologar o novo recorde do cubano no livro ''Guinness''.
Com isso, Viera, de 24 anos, licenciado em Ciências da Computação e professor da Universidade de Havana, recupera a liderança nessa modalidade, que pertencia ao alemão Mathias Kesselchlager.
Premiado recentemente com o quarto lugar na 2ª Olimpíada Mundial de Cálculo Mental, Viera revelou que criou um algoritmo para acelerar as operações matemáticas e que o tem aperfeiçoado para ser mais veloz neste tipo de cálculo.
O cubano disse também que antes deste último teste, tinha se preparado para conseguir 46 acertos, mas que em sua casa conseguiu responder 61 datas corretamente.
Segundo o jornal cubano, o júri que o avaliou foi integrado pelos professores Rita Roldán, Angela León e Abel Marrero.
Fonte: EFE