Venda de veículos novos bate recorde em dezembro

A venda de veículos novos no Brasil subiu 12,1 por cento em dezembro em relação ao mês anterior, para 204,8 mil veículos, batendo recorde mensal, informou nesta terça-feira a associação que representa as montadoras, a Anfavea.

O melhor desempenho registrado pela indústria havia acontecido em outubro de 1997, quando foram comercializados 189 mil veículos, informou o presidente da Anfavea, Rogélio Golfarb.


 


No acumulado de 2006, as vendas de automóveis no mercado interno somaram 1,928 milhão de unidades, crescimento de 12,4 por cento sobre 2005.


 


O resultado no ano passado é bem próximo do recorde de vendas registrado pela indústria em 1997, de 1,930 milhão de unidades.


 


“São apenas 2.200 unidades de diferença… Não batemos o recorde, mas podemos dizer que voltamos aos patamares de vendas de 1997”, disse Golfarb a jornalistas.


 


“O grande motivador (das vendas em 2006 no mercado interno) foi o juro”, afirmou ele, referindo-se à redução da taxa básica Selic ao longo do ano passado, que beneficiou os financiamentos.


 


As vendas de veículos à prazo, com pagamento parcelado em mais de 36 meses, representaram cerca de 42 por cento das vendas totais no ano passado, ante 30 por cento em 2005.


 


A Anfavea não divulgou os números fechados relativos à produção e à exportação da indústria automotiva do último mês do ano.


 


Mas a entidade estima que a produção em 2006 somou 2,63 milhões de unidades, alta de 4 por cento sobre 2005. Já as exportações devem ter ficado ao redor de 12,1 bilhões de dólares no ano passado.


 


O desempenho da indústria automotiva no ano passado ficou em linha com as expectativas da Anfavea.


 


Para 2007, a Anfavea espera que a comercialização de veículos no país cresça 7,7 por cento. A produção no ano que vem deverá subir 3,8 por cento e as exportações devem ficar estáveis.


 


Carros flex e 1.0


 


A venda de carros flex, que podem ser abastecidos com gasolina e álcool, representou 82 por cento do total comercializado em dezembro, segundo a Anfavea.


 


Desde o lançamento da tecnologia no Brasil, no início de 2003, já foram vendidos 2,6 milhões de veículos flex, segundo o presidente da entidade.


 


Outra marca atingida no encerramento de 2006 e comemorada por Golfarb foi a de 10 milhões de automóveis com motor 1.0 vendidos no país desde que o modelo chegou ao mercado, em 1991. Atualmente, esses veículos representam cerca de 55 por cento das vendas totais no país.


 


Fonte: Valor