Temer defende candidatura única para Presidência da Câmara

O presidente do PMDB, Michel Temer, defendeu uma candidatura única para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados. Atualmente, dois parlamentares da base governistas declararam que vão disputar a eleição do dia 1º de fevereiro: o atual presidente A

Temer esteve nesta quarta-feira (3/1) na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, para tratar da sucessão.



“Ponderei que o ideal para a Câmara dos Deputados seria que tentássemos trabalhar por uma candidatura única na Casa”. Segundo ele, Aldo não é contra essa hipótese, “mas isso não quer dizer que não possa ser ele o candidato”.



Temer disse que ainda hoje pretende conversar com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também candidato. O Partido dos Trabalhadores enviou uma carta ao PMDB propondo que neste ano o partido apoiasse os Partido dos Trabalhadores, em troca de apoio ao PMDB em 2009.



O presidente do PMDB disse que o presidente do PT, Ricardo Berzoini, ligou a ele para referendar a carta. A decisão do PMDB será tomada na semana que vem, em reunião da bancada dos deputados na Câmara.



Há pelo menos três caminhos, explicou Temer. A defesa de uma candidatura própria, o apoio ao petista ou o apoio ao Aldo.



Após as férias
O governo quer definir nas próximas duas semanas um só candidato à presidência da Câmara dos Deputados, disse ontem (2/1) o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Tarso Genro. “Até o dia 20 vamos ter uma candidatura única”, frisou, deixando claro que o governo não quer sair dividido nessa disputa.



Na semana passada, o presidente Lula informou a auxiliares que pretende conversar com Aldo e Chinaglia após suas férias, que devem terminar no dia 15. Sua intenção também é chegar à união da base do governo na Câmara.