Alemanha tem a menor natalidade desde a 2ª Guerra
Autoridades relutam em relaxar a lei para permitir a entrada de trabalhadores estrangeiros no país, a despeito das queixas de falta de mão-de-obra
Publicado 05/01/2007 23:40
A população alemã caiu pelo quarto ano consecutivo em 2006, e registrou a maior queda desde a reunificação do país, em 1990, informa o governo, dias depois de lançar uma campanha de incentivos financeiros para tentar conter a queda da natalidade. O número de nascimentos é o menor desde a 2ª Guerra Mundial.
Ao final de 2006, o número de moradores da Alemanha estimado em 82,21 milhões, 130 mil a menos que o total ao final de 2005, de acordo com o Escritório Federal de Estatísticas.
A população alemã cresceu entre 1991 e 1992. Mas, desde então, a taxa de natalidade, uma das menores da Europa, continuou a ampliar os declínios anuais. No ano passado, as mortes superaram os nascimentos em 150 mil, contra 144 mil em 2005.
Autoridades alemãs relutam em relaxar a lei para permitir a entrada de trabalhadores estrangeiros no país, a despeito das queixas de falta de mão-de-obra qualificada feitas pela indústria. Demógrafos e economistas prevêem que a situação ficará cada vez pior, e que o envelhecimento da população será um fardo para a previdência social e para o setor produtivo.
Desde 1º de janeiro, pais de crianças recém-nascidas podem ficar até 14 meses afastados do trabalho, e receber cerca de 70% do salário líquido, numa tentativa do governo de estimular a natalidade.
Fonte: AE