Alemanha: violência neonazista cresceu muito em 2006

Os crimes com características neonazistas cresceram assustadoramente em 2006 na Alemanha, a ponto de o ano estar muito próximo de ser considerado o pior desde 2000, a julgar pelos dados de novembro divulgados hoje pelo Governo.

Entre janeiro e novembro do ano passado, a Polícia registrou 11.254 crimes atribuídos a grupos ou indivíduos neonazistas, contra 10.271 contabilizados em 2005.



Os especialistas acreditam que 2006 baterá um infeliz recorde, já que a experiência mostra que a Polícia dá parte de muitos crimes com atraso, e o balanço total só costuma ser fechado em maio.



A violência neonazista é um problema em todo o país, embora no leste da Alemanha seja maior: quatro estados federados da antiga Alemanha comunista encabeçaram em 2005 as estatísticas, com a Saxônia-Anhalt em primeiro lugar, seguida por Brandeburgo, Turíngia e Saxônia.



Tudo indica que a ordem não mudará no ranking relativo a 2006.



Entre os crimes com características neonazistas, que em 2005 chegaram a 15.361 – total que os especialistas temem ser amplamente superado em 2006 -, a maioria tinha fins propagandísticos.



Na Alemanha, fazer apologia ao nazismo é crime.



O relatório de outubro passado do Escritório Federal de Investigação Criminal já lançou um alerta.



Eentre os crimes com características neonazistas, foi registrado um forte aumento naqueles envolvendo violência e ataques corporais.



A alta alarmante aconteceu depois da Copa do Mundo, realizada em julho, o que indica que os neonazistas se recolheram durante o campeonato, período em que a Alemanha se viu envolvida por um sentimento de patriotismo pouco comum, o que parece ter acalmado os ânimos dos neonazistas.



Fonte: EFE