Cezar Britto deverá substituir Busato na presidência da OAB

Atual secretário-geral do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, 44, será o sucessor de Roberto Busato na presidência nacional da entidade. Ele encabeça a chapa única inscrita para concorrer à sucessão. A eleição acontec

Ex-presidente da seccional da OAB de Sergipe, Britto está na secretaria-geral do Conselho Federal da entidade desde 1º de fevereiro de 2004. O candidato a vice-presidente nacional da OAB na chapa é Vladimir Rossi Lourenço, de Mato Grosso do Sul, atual diretor tesoureiro da entidade.


 


A posse da futura diretoria da OAB e do novo Conselho Federal acontecerá no dia 1º de fevereiro próximo, para um mandato que irá até 31 de janeiro de 2010.


 


Denominada “República e Cidadania”, a chapa conduzida por Britto terá como secretária-geral Cléa Ana Maria Carpi da Rocha, conselheira federal eleita pelo Rio Grande do Sul para o próximo triênio.


 


O secretário-geral adjunto será Alberto Zacharias Toron, atual conselheiro federal pelo Estado de São Paulo e reeleito para próximo triênio, e o diretor tesoureiro, Ophir Filgueiras Cavalcante Junior, ex-presidente da seccional da OAB do Pará e eleito conselheiro federal da entidade por aquele Estado.


 


A gestão de Busato à frente da OAB pode ser considerada uma das menos progressistas dos últimos tempos. Durante a gestão de Busato, a OAB se afastou dos movimentos sociais, adotou uma postura anti-Lula e, durante a crise política que campeou no país em 2006, Busato e integrantes da OAB nacional deram diversas declarações que coincidiam com as propostas golpistas de setores da oposição de direita.


 


Da redação,
com agências