Pré-candidato democrata teme que Bush planeje ataque ao Irã

O legislador americano Dennis Kucinich, opositor da guerra do Iraque e aspirante à indicação presidencial democrata em 2008, comentou nesta quinta-feira (11/1) seus temores de que o presidente George W. Bush esteja preparando terreno para uma guerra com o

No discurso sobre a nova estratégia para o Iraque, difundido na noite de quarta-feira, Bush “parece estar preparando o terreno para uma guerra mais ampla na região”, afirmou o representante democrata em um comunicado.



“Ele culpou o Irã pelos ataques contra os Estados Unidos. O presidente está prometendo perturbar o Irã. Ele vai acrescentar um porta-aviões perto do litoral do Irã. Prometeu entregar mísseis Patriot a nossos 'amigos e aliados'. Uma guerra já não é suficiente para o presidente?”, questionou Kucinich.



Membro da ala “esquerda” de seu partido, disse desejar que o Congresso vete o financiamento da guerra no Iraque.



“Os Estados Unidos precisam iniciar conversações com o Irã e a Síria e não culpá-los por nossa insensata guerra no Iraque. A diplomacia é o único caminho para evitar a ampliação da guerra. Se seguirmos pelo caminho da guerra do presidente, teremos ainda mais guerras”, declarou.



Detenções
Na madrugada desta quinta-feira, cinco funcionários do consulado iraniano em Erbil, no Curdistão iraquiano, foram detidos em uma operação de militares americanos.



“Os americanos prenderam cinco funcionários e levaram todos os computadores e documentos”, disse em Bagdá um diplomata iraniano que pediu anonimato. “Ignoramos as razões desta operação”, acrescentou.



Da redação, com agências