Biocombustível será tema de destaque na Cúpula do Mercosul

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, informou que a questão do biocombustível será um dos temas em discussão durante a reunião de cúpula do mercosul, que começa nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro.

O Ministro participou hoje (17/1), no Palácio Itamaraty, de uma discussão sobre pauta energética da reunião do Mercosul e informou que será discutida com os paraguaios a possibilidade de haver transferência de tecnologia e de experiência brasileira para o país.



''Eles têm muita soja e o biodiesel pode ser uma oportunidade importante para agregar valor à soja deles. O Paraguai hoje é importador de diesel, além da transferência de tecnologia, investidores brasileiros poderiam atuar naquele país na produção de biodiesel'', disse o Ministro.



Rondeau informou também que outro tema a ser discutido na reunião dos países do bloco é o projeto do ''supergasoduto'' do sul. Esse duto, se for construído, ligará a Venezuela à Argentina, passando pelo Brasil.



Outro tema é a interconexão elétrica entre Brasil e Uruguai, com a construção de uma linha de transmissão de energia de 300 km, que uniria San Carlos, no Uruguai, a Candiota, no Rio Grande do Sul, no Brasil. O valor da obra, cerca de US$ 100 milhões, ficaria a cargo do Paraguai, que tem interesse em importar energia brasileira.