Governo convoca II Conferência Nacional das Mulheres

De 18 a 21 de agosto, 2.800 delegadas dos 27 estados brasileiros estarão reunidas na II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM).

O evento, convocado pelo presidente Lula, vai debater e deliberar sobre a execução do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres pelos executivos federal, estaduais e municipais e a participação das mulheres nos espaços de poder do país.


 


A II CNPM será presidida pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Nilcéa Freire. As plenárias municipais, convocadas pelo poder público local, começarão no dia 1º de março e vão até 30 de abril. As conferências estaduais, convocadas pelos governos estaduais e do Distrito Federal vão de 15 de maio até 15 de julho.


 


Durante as plenárias municipais, os temas propostos para a II CNPM deverão ser abordados e servirão de suporte para os debates nas conferências estaduais, quando serão eleitas as delegadas para a etapa nacional e aprovados os relatórios a serem encaminhados à Comissão Organizadora Nacional da II Conferência Nacional.


 


Neste ano, para a Conferência, é importante destacar a criação das Comissões Organizadoras Estaduais. Elas serão as responsáveis por todo o processo de articulação e movimentação entre a Conferência Nacional e as Estaduais, além de apoiar, monitorar e dar suporte aos municípios.


 


Fonte: SPM