Vanessa diz que PAC fortalece Zona Franca de Manaus

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que se encontra no Fórum Social Mundial no Quênia (África), disse que a Zona Franca de Manaus (ZFM) saiu fortalecida com o anúncio, nesta segunda (22), pelo governo Lula, do Programa de Aceleração do Cresciment

“Está claro que ficam asseguradas as vantagens comparativas para a produção de televisores no pólo eletroeletrônico local e ainda garantimos a exclusividade para a fabricação do set top boxes (conversores para sinal digital) no nosso Estado”, comemorou. Com isso, a parlamentar diz que o presidente Lula mais uma vez reafirma seus compromissos políticos com o desenvolvimento da economia da região.


 


A parlamentar disse ainda que assim que chegar no Brasil pretende estabelecer um debate mais aprofundado sobre as medidas com os trabalhadores, o empresariado local e a bancada parlamentar do Estado. “Se pudermos melhorar a proposta vamos apresentar sugestões”, diz.


 


Vanessa explicou que governo federal sofreu muita pressão para que produtos como o set top boxes, TV de plasma e de cristal líquido fossem considerados bens de informática, com isso a fabricação desses componentes teria incentivo fiscal em todo o País. “Essa era maior preocupação do setor produtivo local, uma vez que somente o pólo eletroeletrônico do PIM emprega mais de 30 mil trabalhadores e é responsável por 50% do faturamento das indústrias locais”, disse.


 


A deputada afirmou que a Medida Provisória (MP) dos semicondutores e da TV Digital tem como maior objetivo o desenvolvimento das indústrias nessas duas áreas, “sendo que na segunda o foco principal é o desenvolvimento das fábricas de equipamentos para as retransmissoras do sinal digital”. “Não há qualquer questão específica envolvendo a produção de televisores”, esclareceu.


 


Por fim, a parlamentar ressalta que o Pólo Industrial de Manaus (PIM) também é forte candidato para atrair investimentos nos novos ramos incentivados.
 
 
De Manaus
 Iram Alfaia