Exposição e shows marcam início da 5ª Bienal da UNE

“Brasil-África: um Rio chamado Atlântico” é o tema da 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE (União Nacional dos Estudantes), que começa na noite deste sábado (27/01). A cerimônia de abertura – com direito a shows de Ylê Aye e Dona Ivone Lara – acont

Também estão programadas apresentações dos grupos culturais Jongo do Quilombo São José, Orquestra de Berimbau, Rio Maracatu e Xirê. Às 23h30, na tenda Terreiro Lado C (Arcos da Lapa), o DJ Perssan (Ta Na Rua) se apresentará, sendo seguido, à 1 hora de domingo, por Bandalheira Paidégua e Banda Em Casa.


 


Marca desta edição do evento, a valorização da cultura negra e das relações entre África e Brasil foi inspirada na obra do diplomata e ex-presidente da ABL, Alberto da Costa e Silva. O objetivo é despertar a reflexão dos estudantes sobre a influência africana na formação da cultura popular brasileira.


 


A Bienal também se somará, neste ano, às comemorações dos 70 anos da UNE. É nesse sentido que será lançada, na própria Fundição Progresso, a exposição Memória do Movimento Estudantil, com a presença do escritor Ferreira Gullar e do músico Carlos Lyra – os dois artistas já foram integrantes da UNE.


 


Além das mais de 150 atividades oficiais (entre shows, debates, oficinas e mostras universitárias), os estudantes vão iniciar a campanha “UNE de volta para casa – eu também apoio”, pela recuperação do antigo terreno na praia do Flamengo, tomado em 1964 pela ditadura militar.


 


Nesta edição do evento, a UNE também fortalece sua aproximação com as áreas de esporte, inclusão digital, diversidade sexual, ciência e tecnologia. Haverá mostras convidadas e universitárias, com trabalhos de estudantes de todo Brasil em áreas como de artes cênicas, cinema e vídeo, artes visuais, música e literatura.


 


Os organizadores anunciam, ainda, passeatas e intervenções urbanas. A 5ª Bienal teve mais de três meses de preparação, dezenas de pessoas envolvidas e mobilização em quase todos os estados. Maior festival universitário da América Latina, o evento se estende até o próximo dia 2, na região da Lapa.