Popó visita UNE e apóia projeto “de volta pra casa”

Por Carla Santos


O pugilista e campeão mundial da categoria leves de 2006, Acelino Freitas, o Popó, visitou nesta sexta-feira (2/02) a ocupação dos estudantes no terreno da Praia do Flamengo, que desde ontem (1º) abriga novamente a sede da UNE.

Quando chegaram ao local, um morador da janela do prédio ao lado do terreno manifestou seu apoio à entidade: “Viva a UNE!”. O presidente da entidade, Gustavo Petta, comemorou a reconquista. “Conseguimos retomar ontem a posse (do terreno), e agora a idéia é construir um novo prédio”, declarou.


 


Segundo Petta, “a sede da UNE e da Ubes já foram transferidas para cá. Temos o projeto do Oscar Niemeyer de um grande prédio onde funcionará um centro cultural, um centro de memória que revitalizará este espaço para a UNE e para a sociedade carioca”.


 


“Dívida”
Orlando Silva frisou a solidariedade política. “Fiz questão de que o vice-governador Luiz Fernando Pezão passasse aqui conosco como uma forma de agradecer publicamente o apoio que o governador Sérgio Cabral deu para esse movimento aqui”, disse o ministro.


 


Ele testemunhou uma conversa com o prefeito do Rio, César Maia, com Cabral e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em que foi debatida a importância da retomada do espaço. “Lula chegou a dizer que reconstruir a sede da UNE era uma dívida que o Brasil tinha com a sua juventude e com seus estudantes”, disse.


 


O vice-governador também se solidarizou com a luta dos estudantes e disse acreditar que todos os entes federativos ajudarão as entidades. “Vocês estão com uma área nobre do Rio de Janeiro, e daqui partiram muitas lutas, é um simbolismo muito grande. Vejo muita gente que ajudará vocês a darem o destino que este espaço merece”, declarou.


 


Popó
“A UNE é uma coisa tão séria que o nosso ministro (Orlando Silva) começou como presidente e hoje é ministro do Esporte”, brincou Popó. “Vocês lutaram por isso e agora não abram a guarda, não. Deixem a guarda bem fechada pra não cair”, discursou. Popó disse ainda que ninguém esta tomando nada de ninguém – os estudantes estão apenas retomando o que era de direito seu.


 


As visitas à sede da UNE receberam de Gustavo Petta uma camiseta com os dizeres da campanha “UNE de volta pra casa” e assinaram o livro de visitas da entidade. Cerca de 300 estudantes estão acampados no terreno da Rua Praia do Flamengo, 132, que abrigou a sede da UNE até o golpe de 64.


 


Para sábado, está prevista a visita de Beth Carvalho e Martinho da Vila. O início da ocupação marca o fim da 5º Bienal de Arte, Ciência e Cultura que teve o seu encerramento hoje (2/02) rendendo homenagens a Iemanjá.