Sede da UNE: Estudantes seguem acampados na Praia do Flamengo

Cerca de 200 estudantes continuam acampados no terreno da antiga sede da UNE (União Nacional dos Estudantes), na Praia do Flamengo, 132. O local foi ocupado nesta quinta-feira (1º/02) após uma passeata que encerrou a 5ª Bienal de Cultura da UNE.

Hoje (2), às 12h30, o ministro do Esporte e ex-presidente da UNE, Orlando Silva, visitará o acampamento. Acompanhado o boxeador Popó, Orlando vai prestar solidariedade aos estudantes e declarar apoio ao movimento de ocupação do terreno.


 


Ontem, os estudantes fizeram uma passeata dos Arcos da Lapa à frente do imóvel, que foi ocupado após a derrubada de um portão de ferro com cerca de 4 metros de altura. Eles vão permanecer no local até receberem a posse definitiva.


 


História
O prédio – que abrigou a entidade de 1942 a 1964 – foi incendiado logo após o golpe militar. Nos anos 80, a construção acabou demolida, e o terreno se transformou em um estacionamento irregular. Quando ocupou a Presidência da República, entre 1992 e 1994, Itamar Franco devolveu a escritura do terreno para a UNE.


 


Há 15 dias, o prefeito César Maia interditou o estacionamento por falta de alvará, o que facilitou a devolução do imóvel à entidade.


 


A sede nacional da UNE, que atualmente fica em São Paulo, será transferida para o Rio de Janeiro, informou o presidente da entidade, Gustavo Petta. “Nós vamos voltar para o Rio, que é um centro político e cultural importantíssimo. Acho que o movimento estudantil pode ter capítulos ainda mais fortes com essa mudança.”