Governo da Índia prevê eliminar a pobreza no país até 2040

O ministro da Economia da Índia, Chidambaram Palaniyappan, disse neste sábado (3/2) que a pobreza no seu país está sendo reduzida rapidamente e que poderá ser eliminada até 2040. “As pessoas no lado de baixo da pirâmide estão tendo melhoras nas suas condi


Ele afirmou que cerca de 25% dos indianos vivem em miséria – ou seja, que 250 milhões de pessoas sobrevivem com apenas US$ 1 por dia – mas que isso deve mudar com o crescimento econômico do país. Chidambaram também disse que o rápido crescimento econômico precisa ser acompanhado de mudanças grandes na infra-estrutura atual do país.



Mão-de-obra barata e energia
Ele respondeu a críticas sobre o baixo custo da mão-de-obra e sobre o alto consumo de energia da economia indiana. “Muito disso é mito, essa história de que a mão-de-obra na Índia é barata, e, portanto, atraente. O que interessa é que a força de trabalho indiana é bem treinada.”



Sobre o impacto do crescimento e do alto consumo de energia da Índia no meio ambiente, Chidambaram disse à BBC que muitas das críticas são injustas. “Quando o mundo desenvolvido estava crescendo, ninguém parou para perguntar: ‘Vocês estão consumindo energia demais?’. Nós temos o direito de crescer, o direito de consumir mais energia.”



Ele afirmou que o país enfrenta hoje um déficit de 8% entre demanda e oferta de energia, e que esse é um problema fundamental a ser resolvido para que a Índia continue crescendo.



Na semana passada, o banco de investimentos Goldman Sachs afirmou que a Índia deve se tornar a quinta maior economia do mundo já na próxima década. Chidambaram também defendeu uma vaga permanente para a Índia no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Acho que temos direito a isso. Nosso tamanho econômico nos dá direito a isso.”