Líder dos deputados italianos visita projeto social na Bahia
O presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Fausto Bertinotti, principal líder da Refundação Comunista, chegou nesta terça-feira (6/02) à Bahia. Ele se reuniu com organizações sociais e falou sobre a possibilidade de combater a pobreza e injustiça por
Publicado 06/02/2007 21:36
“A pobreza, a marginalização e a injustiça podem ser combatidas quando se cria uma aliança entre as instituições, a política, a sociedade civil e a cooperação internacional, com associações que dão voz ao povo local e instituições internacionais, como o Banco Mundial, que ajuda financeiramente”, disse.
Bertinotti enalteceu o projeto Ribeira Azul, realizado graças à cooperação entre a organização italiana sem fins lucrativos de utilidade social Avsi, associada à experiência de Comunhão e Libertação e ao governo local da Bahia. A iniciativa saneou uma das áreas mais pobres de Salvador onde, até há alguns anos, cerca de 4 mil núcleos familiares viviam em 3.500 palafitas.
A área – uma das mais pobres entre as 357 favelas do estado – hoje se transformou em modelo. As palafitas quase desapareceram e, em seu lugar, há casas simples, com luz e água, além de centros sociais e estruturas educacionais. O local também teve um modelo de programação urbanística, que permitirá o desenvolvimento ordenado da região.
Solidariedade
Para Bertinotti, o principal mérito do projeto está no envolvimento coletivo – de organizações internacionais a governos locais e até a cidadãos comuns. “Não entendo por que experiências como essa podem ser feitas aqui mas não nas dramáticas periferias de Nápoles e Palermo”, declarou o deputado “É uma experiência que pode dar certo não só na Bahia mas também em países de elevado desenvolvimento capitalista.”
Em sua opinião, “é a política que deve se tornar um serviço para as experiências de cooperação – o que levará à redescoberta da política verdadeira”. Bertinotti estava acompanhado pelo embaixador da Itália no Brasil, Michele Valenzise.
O parlamentar cita uma frase de “um grande sacerdote”, o teólogo francês Chenu: “Aquele sacerdote dizia que a solidariedade é muito importante, porquanto junta a idéia de caridade cristã com a de justiça das forças de liberação. O prenúncio então é que a solidariedade sirva de guia da nova política”.
Da Ribeira Azul, Bertinotti foi até o coração de Salvador, no candomblé, onde opera o projeto Axé, fundado em 1990 pelo italiano Cesare de Florio La Rocca. Na sede da associação, o presidente da Câmara visitou os laboratórios de confecção e assistiu às danças e aos cantos das crianças educadas ali.