Vanessa é eleita presidente da Comissão da Amazônia

Coordenadora da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi eleita nesta quarta (14) para presidir a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. A eleição

Foi o que destacou a deputada Vanessa ao assumir o cargo: ''Quero fazer um agradecimento especial ao PSB que no nosso bloco reúne um número maior de parlamentares e teria direito a vaga, porém, cedeu seu espaço para o PCdoB. No PSB quero agradecer especialmente ao deputado do meu Estado Marcelo Serafim que, indicado para o cargo, resolveu abrir mão para apoiar meu nome''.



Eleito 1º vice-presidente, Marcelo Serafim disse que o PSB tem como principal objetivo a manutenção da unidade do bloco de esquerda e não seria a presidência de uma comissão que quebraria esse princípio. Ele elogiou a atuação política de Vanessa e disse que a escolha foi acertada.



O acordo entre as lideranças dos partidos garantiu 18 votos a favor da chapa única e apenas um em branco (20 parlamentares compõem a comissão). Também foram eleitos o 2º vice, deputado Carlos Souza (PP-AM); e o 3º vice, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP).



A presença na eleição do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo e do líder do bloco, Márcio França (PSB-SP) garantiu forte conotação política ao ato. Além da Amazônia, o bloco elegeu como presidentes de comissões os deputados Vieira da Cunha (PDT-RS), das Relações Exteriores e Defesa Nacional, e Lídice da Mata (PSB-BA), Turismo e Desporto.



Integração e desenvolvimento regional



Nos oito anos como deputada federal, Vanessa sempre teve atuação destacada na Comissão da Amazônia onde já chegou a vice-presidência. No ano passado, ainda assumiu a presidência da subcomissão de energia. No atual cargo, a parlamentar diz que pretende fortalecer a integração da Amazônia com a região Nordeste, ''garantindo maior amplitude à comissão''.



Ela quer na prática que a comissão atue com mais ênfase na área de integração nacional e de desenvolvimento regional. Para isso, pretende valorizar a participação de deputados de outras regiões nos trabalhos, cobrança feita durante o processo eleitoral pelo deputado José Guimarães (PT-CE) que é membro da comissão.



Entre as prioridades da parlamentar, estão a avaliação dos principais projetos de desenvolvimento regional que constam no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a questão do aquecimento global e os problemas ambientais da Amazônia.



A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) já ingressou com um requerimento solicitando a instalação de uma subcomissão para discutir os efeitos do aquecimento global para a Amazônia. A idéia foi bem aceita pela nova direção da comissão.


De Brasília
Iran Alfaya