Platini pede a clubes que dêem exemplo contra violência

Recém-eleito presidente da União Européia de Futebol Association,, Michel Platini pediu aos 16 clubes que participam dos jogos da segunda fase da Liga dos Campeões, que acontecem esta semana, que dêem o exemplo dentro de campo no momento em que o futeb

Em carta para os presidentes dos clubes publicada nesta segunda-feira (19/2) no site da UEFA (www.uefa.com), Platini disse que os primeiros jogos da fase eliminatória da competição serão disputados “sob a sombra dos incidentes que mancharam o futebol europeu neste inverno”.


 


Platini disse que a grande atenção da mídia que a Liga dos Campeões atrai significa que seus participantes “automaticamente assumem um papel-chave na defesa da reputação de nosso esporte”.


 


“Eu, portanto, peço a vocês que façam com que seus jogadores, comissão técnica e torcedores tenham consciência dessas responsabilidades também, fazendo com que as fases finais da Liga dos Campeões aconteçam de maneira exemplar, tanto dentro de campo quanto nos estádios, assim como do lado de fora das arenas esportivas.”


 


O Campeonato Italiano, particularmente, esteve no foco das atenções após a morte de um policial durante tumultos entre torcedores rivais na Sicília, no início do mês.


 


Em sua carta, no entanto, Platini observou que muitos outros países têm sido afetados por incidentes em todos os níveis do futebol, incluindo a Copa da UEFA, campeonatos nacionais e futebol amador.


 


A UEFA já tomou ações diretas contra o time holandês Feyenoord, eliminando o ex-campeão da Copa da UEFA da competição nesta temporada por causa de incidentes durante um jogo da primeira fase em Nancy, em novembro.


 


Uma das plataformas da vitoriosa campanha eleitoral de Platini, que culminou com a derrota de Lennart Johansson três semanas atrás, foi a promessa de reconsiderar o número de vagas destinadas aos principais países europeus na competição.