Partidos preparam comemoração dos 90 anos da Revolução Russa

Reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Encontro de Partidos Comunistas e Operários, realizada neste sábado (24/02), em Atenas, na Grécia, decidiu realizar o próximo encontro às vésperas das comemorações do 90º aniversario da Grande Revolução Socialista de O

O GT examinou diversas propostas de temário e, depois de uma proveitosa rodada de debates, fixou como tema central do encontro “O nonagésimo aniversário da Revolução de Outubro – a relevância e a validade dos seus ideais. Os comunistas na luta contra o imperialismo, pelo socialismo”. O secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, participou da reunião do GT e escolha da pauta.


 


Em sua opinião, “o tema permitirá que os partidos comunistas façam uma reflexão profunda sobre o significado histórico da Grande Revolução Socialista de Outubro, recolham as lições deixadas pela primeira experiência de construção do socialismo e atualizem sua compreensão sobre os caminhos estratégicos e táticos da nova luta pelo socialismo na sociedade contemporânea”.


 


O dirigente do PCdoB afirmou que esse debate “tem importante significação para a esquerda em todo o mundo e particularmente na América Latina, onde a discussão sobre o socialismo entrou na ordem do dia como um tema atual da luta política”. Para José Reinaldo, também no Brasil o tema é palpitante e motivo de luta política e ideológica. “Não raramente aparecem vozes na esquerda brasileira substituir a critica por ataques desqualificadores.”


 


“Tendo optado por um caminho social-democrata, estigmatizam todo o processo de construção do socialismo como uma experiência totalmente negativa, socialmente regressiva e politicamente autoritária”, acrescentou o dirigente. “No debate sobre esses temas, os comunistas brasileiros poderão firmar ainda mais sua identidade, recolhendo o que há de positivo na experiência histórica e fazendo uma crítica científica, como base para a atualização do projeto socialista.”


 


Participaram da reunião do grupo de trabalho, além do Partido Comunista da Grécia, organizador, partidos comunistas dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Cuba, Chipre, Geórgia, Itália, Líbano, México, Portugal, Republica Tcheca, Sérvia, Sri Lanka e Sudão.