Número de internautas no Brasil cresce 17% em janeiro

Em janeiro de 2007, o total de usuários ativos de internet residencial atingiu 14 milhões de pessoas, número 2,7% menor que em dezembro de 2006. Em relação a janeiro de 2006, o crescimento é de 17%. O Brasil continuou a ser o País com maior tempo médio

O número de pessoas que navegaram pela internet pelo menos uma vez em janeiro no Brasil atingiu 14 milhões, crescimento de 17% sobre igual período de 2006, afirma levantamento divulgado na terça-feira, 27.


 


Na comparação do dezembro, houve, entretanto, uma queda de 2,7% no total de usuários “ativos”. Apesar disso, o Brasil continuou a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, com 21 horas e 20 minutos, 18 minutos menos do que último mês de 2006, informou a empresa de pesquisa de mercado Ibope/NetRatings.


 


Mas em relação às 18 horas de janeiro do ano passado, há um crescimento de 18,5% no tempo de navegação por internauta no Brasil.


 


Entre os dez países analisados pela companhia, os que mais se aproximaram do Brasil no tempo médio uso de internet foram França, com 20h55; Estados Unidos, com 19h30; Alemanha, com 18h56min; Japão, com 18h31; e Reino Unido, com 18h29.


 


O número total de pessoas com acesso à web em casa no País permaneceu em 22,1 milhões, 10,7% acima do registrado em janeiro de 2006.


 


A categoria de site em destaque de ganho de audiência foi a de páginas ligadas ao setor automotivo, que congrega os sites das montadores de veículos, de revistas especializadas, área dos portais sobre o tema, dos revendedores de automóveis e de auto-peças. Seu crescimento real sobre dezembro atingiu 6%, com quase 2,2 milhões de visitantes diferentes. Em tempo de visita ao site, o crescimento foi de 39%, com 18min na média, por usuário. Alguns endereços eletrônicos da categoria mostraram crescimento elevado, caso do site da GM, que cresceu cerca de 160% em número de visitantes entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007.


 


“Quase todos os sites da categoria receberam mais público em janeiro do que em dezembro”, comenta Alexandre Sanches Magalhães, coordenador
de análises do IBOPE Inteligência. “O interesse por automóveis na internet cresce a cada dia. O alcance da categoria em janeiro de 2006 era 13,4% e no mesmo período de 2007 atingiu 15,4%. A melhoria das condições financeiras da população aumento dos prazos de financiamento, décimo terceiro no final do ano, tudo isso junto parece favorecer esse mercado on-line, que encontrou na internet um parceiro ideal, como todas as possibilidades de procura, melhor detalhamento e informações mais abundantes sobre os produtos”, completa Magalhães.


 


Nos últimos treze meses, as categorias que mais cresceram em número de visitantes foram: 1) Viagens e Turismo, que cresceu 46%, atingindo 3,2 milhões de internautas residenciais em janeiro de 2007; 2) Automotivo, crescendo 45% 3) Família e Estilo de Vida, com 37% de crescimento em um ano e 6,4 milhões de visitantes únicos.


 


“É importante notar que doze das quinze categorias que acompanhamos detalhadamente cresceram mais do que os 17% da internet no período, o que indica que há cada vez mais um interesse muito diversificado por parte dos brasileiros na internet. Essa diversificação é fruto direto da melhoria das conexões usadas no País, com mais pessoas optando por uma conexão de banda larga a cada dia”, analisa o executivo.


 


Fonte: Ibope