Bandeira peruana idealizada pelo libertador José de San Martín desaparece

A bandeira do Peru idealizada pelo general argentino José de San Martín, que ondeou durante a primeira cerimônia de proclamação da independência do país, desapareceu do museu da localidade de Huaura, segundo a imprensa.

As investigações policiais indicam que a peça foi tirada de uma urna sem que o vidro fosse quebrado e que nenhuma fechadura do casarão histórico de Huara foi forçada, de acordo com a edição de hoje do jornal peruano “El Comercio”.


 



As autoridades também tentam determinar se a bandeira desaparecida é uma réplica da original, que foi furtada pela primeira vez em 1985 por integrantes do grupo armado Movimento Revolucionário Tupac Amaru e recuperada dois anos depois.


 



Segundo a tradição, o libertador de Argentina, Chile e Peru criou o pavilhão nacional após ver um bando de flamingos, de peito branco e asas vermelhas, pouco após despertar de um sonho.


 



Outras versões indicam que o primeiro pavilhão peruano, criado em outubro de 1820, toma o vermelho da bandeira chilena e o branco da argentina, como gesto de reconhecimento às nacionalidades dos membros do Exército Libertador.


 



San Martín proclamou pela primeira vez a independência peruana em 27 de novembro de 1820, em Huaura, cerca de 150 quilômetros ao norte de Lima, e repetiu o gesto em Lima, desta vez oficialmente, em 28 de julho de 1821.


 


Fonte: EFE