Corinthians inaugura Universidade do Timão

Na próxima segunda-feira (5) à noite o Parque São Jorge vai se transformar no segundo maior campus universitário de São Paulo. O Corinthians firmou um acordo com a UniSant'anna que instituiu os cursos de administração de empresas e educação física. A p

O Parque São Jorge não vai ser mais só casa do esporte. Na próxima semana, Corinthians e Uni Sant'Anna inauguram uma parceria para gestão de um campus da universidade dentro das instalações do clube paulista. O investimento inicial do projeto é de R$ 1,5 milhões, verba da instituição de ensino que foi gasta em mídia, reformas de salas e biblioteca.


 


Segundo o presidente Alberto Dualib, o clube ainda receberá uma porcentagem dos lucros da universidade com os alunos inscritos na unidade. 'Teremos uma porcentagem na receita que será investida na base'. Além disso, a parceria é vista como possibilidade de recuperar o equilíbrio financeiro do setor social do clube.


 


'Esta porcentagem vai ser destinada a cobrir parte do déficit', garante Dualib. Contudo, o percentual envolvido na negociação foi mantido em segredo. Alegando a existência de uma 'cláusula de confidencialidade', o dirigente informa apenas que seu valor depende do número de estudantes.


 


Além da criação do campus no Parque São Jorge, a parceria também prevê a integração das equipes esportivas da universidade às categorias amadoras do clube. E ao que tudo indica, as pretensões corintianas para esta colaboração são grandes.


 


'Outros já tentaram um projeto com amadores, mas sem base. O Corinthians tenta isso agora, mas com a base da tradição da Uni Sant'anna', alfinetou Dualib, lembrando indiretamente o caso do Vasco.


 


Em 1999, o alvinegro carioca deu início a um projeto que chegou a incluir 30 modalidades olímpicas ou não e reuniu alguns dos principais nomes do esporte nacional. Em quatro anos, contudo, o projeto ruiu com muita reclamação de atletas por atraso nos salários e outros problemas.


 


A iniciativa paulista pode não ter a mesma ambição, mas também sonha em ter presença já nos Jogos Pan-americanos do Rio-2007. Quem reconhece é o pró-reitor da universidade Leonardo Placucci Filho, lembrando que a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 contou com 13 atletas ligados à instituição.


 


Parceria envolvendo Corinthians e esporte amador de alto rendimento não é inédita. Em 2003, o clube fechou com o time de basquete de Mogi. O acordo durou dois anos e foi terminado a pedido do clube de basquete, que só recebeu apoio e uniforme, mas nem um tostão do alvinegro.


 


O acerto entre Corinthians e a universidade não envolve participação da MSI, que comanda o futebol do alvinegro. Por isso, a negociação foi intermediada pela SMA, empresa de Carla Dualib, neta do dirigente.


 


Para o presidente recém-reeleito, mas que ainda aguarda a ratificação de seu mandato pela Justiça, a manutenção da parceria é garantida. 'As parcerias têm prazo determinado e serão cumpridas'.


 


A Uni Sant'Anna é uma instituição com 62 anos de existência e que já possui dois campi. Um em Santana, na capital, e outro na cidade de Salto (SP). Pela parceria com o Corinthians, os alunos da unidade poderão usar o clube como sócios durante todo o curso, sem pagar a mais por isso. Em contrapartida, os associados do clube terão 20% de desconto na mensalidade.


 


O futebol do Corinthians pode não ter nada a ver diretamente com a nova parceria do clube, mas os integrantes do time principal poderão se beneficiar da iniciativa. Isso porque, segundo Placucci Filho, os cursos serão formatados para dar condições de atender à necessidade dos jogadores.


Da redação,
com agências