Comunicação será fundamental em 2007, diz comunista goiano
A reunião do Comitê do PCdoB de Goiás aprovou, no final de fevereiro, o Plano de Trabalho para a área de Comunicação em 2007. Luiz Carlos Orro, membro do Comitê Central, foi designado responsável pela área de Comunicação no estado.
Publicado 05/03/2007 17:56 | Editado 04/03/2020 16:44
Orro participa do comitê estadual como convidado desde que retornou do Tocantins, onde cumpriu tarefa partidária em 2005 e 2006. No debate realizado, sobressaiu o importante papel da comunicação como a ação primeira para assegurar a democracia interna, com um fluxo constante de informações disponibilizadas ao conjunto da militância. As medidas aprovadas pretendem também estreitar a relação entre as direções estadual e municipais e as bases partidárias.
Na reunião, os dirigentes avaliaram que a divulgação das atividades internas do partido e também a ação das áreas de movimentos de massas (juventude, sindical, movimentos sociais) tem sido menosprezada. Por isso, o conhecimento de atividades, diretivas e orientações chega apenas a círculos restritos. ''A informação é a premissa básica para se garantir qualquer mobilização e envolvimento de pessoas. Se quisermos conquistar o engajamento de alguém, seja para uma atividade simples, seja para a aplicação de uma orientação política tática ou para uma campanha, a primeira e fundamental medida é a informação, pois sem ela não pode haver a consciência, o convencimento necessário à unidade de ação, como já dizia Lênin em seu magistral livro ''Que Fazer'' no início do século passado'', afirmou Orro.
O dirigente prossegue dizendo que ''o nosso grande 'jornal' nos dias de hoje,
capaz de tecer as linhas que asseguram a unidade de ação, o foco de objetivos, a integração das estruturas de um partido de perfil marxista-leninista, que deve funcionar como organismo único, é o portal Vermelho, onde as atividades locais devem ser sistematicamente divulgadas nos cadernos (páginas) estaduais.
O desafio, segundo Orro, é reverter o baixo índice de informações disponibilizadas ao conjunto da militância em Goiás, o que deve passar por alterações profundas da compreensão e atuação da direção de cada comitê municipal, dos dirigentes de cada área do Comitê Estadual. Todos os dirigentes devem incorporar como sua tarefa semanal, ou mesmo diária, conforme o caso, elaborar, escrever e enviar as informações para a Comissão de Comunicação, que dará a elas o formato adequado de notícia para publicação. “Só assim poderemos superar a prática ultrapassada que ocorre hoje em grande escala, que privilegia a oralidade, a comunicação verbal, sempre de alcance muito restrito, que mantém centralizada em alguns poucos as informações sobre os assuntos do partido”, esclareceu.
Em perspectiva, é preciso que os comunistas fiquem atentos às novas possibilidades oferecidas pelo portal Vermelho, como o sistema on line, e os recursos de tv e rádio, com a difusão de programas, entrevistas e notícias em formato de áudio e vídeo, conforme debatido no Encontro Nacional de Comunicação, realizado pelo Comitê Central em São Paulo, nos dias 2, 3 e 4 de março.
Recorrendo a uma metáfora, Orro compara o funcionamento do partido a um
carro de corrida. '' Se a decisão do órgão dirigente equivale a ligar o motor, a comunicação é a 1ª marcha, a que põe o carroem movimento, é o início da aceleração. Mas só ela não garante a vitória, ninguém ganha corrida se as outras marchas não forem engatadas”. E essas outras marchas, salientou, “são as reuniões das bases e Comitês, o debate político sistemático que alimenta o militante comunista, a interação estreita dos dirigentes com a base partidária, seja pela presença nas reuniões do CMs e OBs, seja no contato permanente com os quadros do partido, no labor que é a própria alma do partido: persuadir, ouvir, convencer, construir consensos que garantam a unidade interna''.
Orro também chamou atenção para a necessidade de se trabalhar em equipe, “com os diversos setores da ação partidária interagindo, formando um todo único, buscando a vitória, que é a conquista das metas e objetivos definidos''.
O Comitê Estadual aprovou a constituição da Comissão Auxiliar de Comunicação, com a seguinte composição: Eliziana Brandão, Vigilio Alencar, Flávio Vilar e Alan Sena. Outros militantes ou simpatizantes que queiram colaborar como correspondentes do Vermelho, na construção da página de Goiás ou em outras atividades de comunicação, serão muito bem-vindos. Para mais informações, falar com Luiz Carlos Orro pelo endereço eletrônico luizorro@gmail.com, ou pelos telefones 8408-5352 e 3225-6539. Confira, abaixo, o plano de trabalho para este ano.
Plano de Trabalho para 2007
1. Constituir Comissão Auxiliar, para elaboração e operacionalização das
atividades de comunicação/divulgação do partido.
2. Divulgar regularmente as informações sobre as atividades do partido para
os filiados e ampla rede de simpatizantes, através de atividades de baixo custo:
– Criar a página de Goiás no portal Vermelho.
– Enviar Boletim eletrônico periodicamente
– Retomar trabalho de assinaturas e venda em bancas com as Revistas
Princípios, Presença da Mulher e Debate Sindical, e o jornal A Classe Operária.
– Orientar, estimular e auxiliar os responsáveis pelas diversas áreas
de atuação do partido, sejam internas ou de trabalho de massas, a preparar e enviar as informações para divulgação no Vermelho.
3. Estimular, orientar e auxiliar a publicação dos boletins dos mandatos.
4. Publicar notas oficiais do Partido sobre questões candentes e relevantes
dos cenários local/estadual/nacional.
5. Estimular e orientar os/as membros dos partido a escreverem artigos para
publicação no Vermelho e na imprensa local. Articular entrevistas de dirigentes e lideranças partidárias, em tvs, rádios e jornais.
6. Disponibilizar, gratuitamente, endereço eletrônico e hospedagem de
páginas na internet aos filiados através do provedor www.pcdobgoias.org.br.
7. Instalar comunicação de voz gratuita entre o Comitê Estadual e os Comitês
Estaduais, por meio do programa Skype, reduzindo as despesas com telefones.
8. Preparar tribuna de debates (eletrônica e impressa) para a Conferência
Estadual do partido (2ºsemestre).
9.Programar as comemorações dos 85 anos de fundação do Partido:
– Realizar festa dia 23 de março
– Preparar artigos para publicação no Vermelho e na imprensa local.
– Confeccionar mural com histórico do Partido Comunista.
– Realizar exposições e palestras: nas Câmaras Municipais, Assembléia Legislativa, Universidades, escolas, e outras entidades.
10. Divulgar entre filiados e simpatizantes a Conferência sobre questões
da Mulher.
11. Realizar novas edições culturais do Bazar Vermelho, como atividade de
mobilização de filiados e simpatizantes, de divulgação do partido e arrecadação de fundos.