Etapa da Conferência da Mulher é realizada em Londrina e Maringá
Dando sequência à discussão e preparação dos debates sobre a Conferência sobre a Questão da Mulher do PCdoB, as cidades de Londrina e Maringá no Paraná realizaram no último dia 3 de março plenárias de discussão do documento base e definiram ações para est
Publicado 05/03/2007 13:22 | Editado 04/03/2020 16:54
Acompanhou a discussão das plenárias Elza Maria Campos integrante do Comitê Estadual e da Comissão Organizadora do Paraná, que discorreu sobre os principais aspectos do documento, e dos desafios apontados pelo mesmo. Elza afirma que esta Conferência é inédita não só em nosso Partido, mas na sociedade brasileira. Nenhum Partido realizou um Evento deste porte para avaliar com profundidade a problemática da participação da mulher, reforçando que se trata de esforço político-teórico avançado em nosso Partido. Destaca ainda que é preciso compreender que a construção de um novo projeto para a nação brasileira não é concebível sem a intensa participação das mulheres, “é preciso enfrentar a subestimação do sentido estratégico da luta contra a desigualdade de direitos entre gêneros.” E mais do que isto, é preciso engajar nas fileiras do PCdoB vastos contingentes da metade feminina da população para assegurar que o projeto político de desenvolvimento seja vitorioso e também reforcemos o caminho em direção á sociedade socialista.
A participação dos presentes foi animada, Heloisa Botelho de Londrina afirma que é necessário que ouçamos as mulheres da periferia, as mulheres trabalhadoras e para tanto é preciso conhecer esta realidade. Propõem que a UBM faça uma campanha pelos equipamentos públicos, em especial as lavanderias comunitárias indicando que esta já era uma bandeira apontada por Alexandra Kolontai na época da construção da sociedade socialista da Russia.
Em Maringá, um Partido composto por um grande número de jovens já foi definido as indicações de participantes na Plenária Estadual, além da juventude comunista Ter assumido aprofundar o debate da Conferência.