Jandira em Niterói: ato de posse revela prestígio e força política

Tomou posse, no dia 5, a nova Secretária Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói, Jandira Feghali (PCdoB). Cerca de 600 pessoas participaram do ato de posse que ocorreu no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Diversas autoridades mu

Na secretaria, Jandira estará à frente de importantes projetos para o desenvolvimento econômico da cidade e da região. Entre elas, liderar o consórcio de 11 municípios para a implantação do pólo petroquímico de Itaboraí e os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para Niterói. Em seu discurso, o diretor-presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou que “hoje o Brasil vive uma virada na história. Há muitos anos não se faz um plano de desenvolvimento. Hoje o PAC restaura essa idéia e Niterói coloca a pessoa certa no lugar adequado. Godofredo, convidando Jandira Feghali, você mostrou que está sintonizado com o momento que o nosso país está vivendo”.




O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, ressaltou que “Jandira é uma liderança nacional de grande significância para o PCdoB. Ela é uma pessoa de decisão e competente. Eu queira dizer para o prefeito que foi uma escolha feliz. A Jandira vai dar um salto muito grande com essa tarefa na cidade. Quero dizer também que colocamos a questão do desenvolvimento como uma saída para o Brasil. Nós estamos há mais de 20 anos com o desenvolvimento contido e corretamente o presidente Lula colocou como a tarefa do segundo governo o desenvolvimento acelerado, forte e com distribuição de renda”.



O PCdoB na sua cidade natal




O ministro Orlando Silva lembrou que foi Niterói a cidade que recebeu o congresso de fundação do Partido Comunista do Brasil: “há aproximadamente 85 anos, algumas pessoas fundaram nesta cidade o Partido Comunista. Nesse tempo, o Partido cresceu, se fortaleceu e recentemente assumiu novas responsabilidades na vida política do país, que hoje tem nesta cidade uma de suas maiores lideranças, com uma vida política brilhante. Tenho certeza de que a cidade de Niterói e o prefeito Godofredo vão sentir orgulho de ter entre os seus Jandira Feghali”.




Também presente ao evento, o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luís Fernandes, disse que Jandira tem o grande desafio de assumir a gestão de uma política de desenvolvimento nacional e de apoio à ciência e tecnologia. Sua trajetória nos dá a certeza de que ela saberá vencer esse desafio com o mesmo brilhantismo que caracterizou sua trajetória.




Segundo o deputado federal Francisco D'angelo (PT), “o prefeito de Niterói, Godofredo (PT), está dando um presente à cidade, desde o ponto de vista político até o administrativo. Jandira hoje extrapola uma liderança estadual, pois é uma liderança nacional”.




A nova secretária de Niterói disse no seu discurso que apesar “da secretaria ter o nome curto, a responsabilidade é muito grande porque envolve o desenvolvimento econômico, a ciência e tecnologia, o comércio, do trabalho, a agricultura e a pesca. Tenho muitos desafios e muito a aprender. Tenho certeza de que vou entrar para esta secretaria e vou sair daqui do mesmo jeito que entrei no Congresso Nacional e sai de lá, com a cabeça erguida e, dentro do possível, com o sentimento do dever cumprido”.




Para finalizar o ato, o prefeito Godofredo afirmou que “Jandira compartilha a idéia do governo de que a nossa grande obra é cuidar das pessoas. Jandira já deu muitas contribuições para a cidade, principalmente na área da saúde e da ciência e tecnologia e começa agora uma carreira de gestora pública, que vai enriquecer seu currículo”. 




Também estiveram presentes o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel; secretários do estado; vereadores como Roberto Monteiro (PCdoB/Rio) e Fernando Cid (PCdoB/Nova Iguaçu); o ex-senador Saturnino Braga; os reitores da UFF, Uenf e UFRJ; o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella; a presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, Maurício Ramos, entre outras autoridades civis e militares.