Bayer-Schering quer demitir mais de 6 mil

A alemã Bayer HealthCare anunciou esta semana que pretende fechar cerca de 6.100 postos de trabalho em todo o mundo, uma medida que vem em seguida à compra da Schering AG.

Dessa forma, o grupo alemão de química e farmácia espera lucrar mais 700 milhões de euros a partir de 2009. O grupo alega que já avisou os sindicatos sobre suas intenções.



A Bayer Schering Pharma AG, é a empresa que resultou de uma operação de venda cujo valor chegou quase a 17 bilhões de euros.


 


Com a “reorganização”, indica um comunicado colocado no site do grupo na passada sexta-feira, serão eliminados 2.850 postos de trabalho administrativos, outros 1.400 na área de investigação e desenvolvimento e 1.850 nas linhas de produção.


 


Por regiões, 3.150 localizam-se na Europa, 1.500 dos quais na Alemanha, 1.00 serão reduzidos nos EUA, 1.200 na América do Sul e no Canadá e outros 750 na região Ásia–Pacífico.


 


Após o anúncio, as ações da empresa nas bolsas de valores dos mercados europeus tiveram uma alta sigificativa. No índice DAX, de Frankfurt, a empresa teve ações cotadas a 1,86% mais caras que na véspera do anúncio.


 


Com o anúncio desses cortes, a Bayer eleva para 19.100 o número de trabalhadores farmacêuticos que serão demitidos. No início do mês de Fevereiro, a AstraZeneca revelou que vai cortar três mil postos de trabalho, ou seja, 4,6% da sua força de trabalho.


 


Dias antes, foi a vez da Pfizer anunciar que vai despedir 10.000 e fechar cinco fábricas, cerca de 10% do total dos trabalhadores da companhia, para aumentar seus lucros em mais 1,5 bilhões de euros.