56% dos americanos voltam do Iraque com problemas mentais

Mais da metade (56%) dos soldados que retornaram do Iraque e do Afeganistão apresentam mais de uma doença mental, segundo estudo publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos. Ainda um em cada quatro soldados americanos apresenta problemas de ordem psi

Se entre os problemas psicológicos forem incluídos, por exemplo, os casos de violência doméstica, a cifra de ex-combatentes com problemas mentais sobe para 31%. As enfermidades psíquicas entre os soldados que retornaram recentemente aos Estados Unidos ou os integrantes da Guarda Nacional são mais numerosas do que as de um estudo publicado há um ano e realizado com militares em exercício, informou Karen Seal, chefe da pesquisa.


 


Somente 12% deles foram diagnosticado anteriormente com transtorno psíquico ou com problemas psico-sociais. A nova pesquisa, realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, estudou os casos de 103.788 soldados atendidos pelo sistema de cuidados de Veteranos de Guerra, entre setembro de 2001 e setembro de 2005. Mais da metade deles tinha menos de 30 anos.


 


O trabalho estabelece que os militares em risco se encontram entre os 18 e 24 anos, mas que as enfermidades psíquicas são freqüentes em todas as categorias.


 


Os transtornos de estresse pós-traumático são os mais freqüentemente diagnosticado (13% dos soldados), seguidos por ansiedade (6%), depressão e abuso de entorpecentes (5%).