EUA planejam estratégia para retirada do Iraque, diz jornal

Militares dos Estados Unidos já planejam a estratégia de retirada das tropas do Iraque, em vista da possibilidade do envio de mais forças ao país se tornar um fracasso ainda maior. Segundo os militares, a retirada seria gradual de e haveria mais ênfase no

A estratégia, baseada na intervenção americana em El Salvador, nos anos 1980, está na fase inicial de planejamento, disse o jornal, citando autoridades militares norte-americanas e consultores do Pentágono que pediram anonimato.


 


Será considerada uma retirada se o plano do governo Bush de mandar mais 26.000 soldados não conseguir estabilizar o Iraque, ou se o Congresso liderado por democratas limitar a medida, diz o artigo.


 


Segundo o jornal, uma autoridade do Pentágono disse que 'esta parte do mundo tem alergia contra “presença estrangeira”.


 


Os EUA mandaram oficialmente 55 Boinas Verdes para combaterem a guerrilha, de 1981 a 1992, para tornar a presença militar dos EUA “menos visível”, alegou o jornal. No entanto, o país recebeu centenas de agentes e espiões treinados pela CIA, sem conhecimento das autoridades salvadorenhas.


 


Em 1980, o Comando Sul do Exército dos EUA treinou soldados, espiões e torturadores para atuar em El Salvador, Guatemala, Honduras e Granada. Tropas e conselheiros da CIA chefiaram a luta contra a Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional. A chefia da operação coube a John Negroponte, atual subsecretário de Estado.


 


Segundo o jornal, autoridades do Pentágono disseram que o plano do Iraque precisará de mais assessores, mas que o modelo de El Salvador está influenciando o planejamento. Atualmente há cerca de 140.000 soldados dos EUA ocupando o Iraque.