Partido de Putin vence em 13 regiões, segundo preliminar

O partido governista Rússia Unida venceu as eleições em 13 das 14 regiões do país que escolheram no domingo (11/3), suas assembléias legislativas, segundo resultados preliminares anunciados nesta segunda-feira (12/3).

A única região da Federação Russa na qual o partido do presidente Pútina não foi o mais votado é Stávropol, no norte do Cáucaso, onde ganhou o Rússia Justa, formação política criada há quatro meses pelo presidente do Senado, Serguei Mironov.


 


Nessa região, o Rússia Justa obteve 37,5% dos votos, seguido pelo Rússia Unida, com 23,9%, após a apuração de 86,4% dos votos, indicou a comissão eleitoral regional.


 


O Rússia Unida recebeu o maior apoio na República do Daguestão, no Cáucaso Norte, onde teve o voto de 68% da população.


 


Em São Petersburgo, a outra cidade russa que junto com Moscou tem status de entidade federada, o Rússia Unida recebeu 37,4% dos votos, o que lhe garante a maioria no Parlamento local (23 cadeiras).


 


O Rússia Justa aparece em segundo, com 21,9% dos votos (13 cadeiras). O Partido Comunista obteve 16% dos votos (9 cadeiras) e o PLD, 10,8% (5).


 


As eleições legislativas regionais ocorreram no domingo, 11, em 14 das 88 entidades federadas que compõem o Estado russo e foram consideradas como um ensaio do pleito à Duma da Rússia, previsto para dezembro.


 


Na opinião do “politólogo” russo Gleb Pavlovsky, presidente de uma fundação privada de estudos políticos, a Fundação de Política Eficiente, o Rússia Justa arrebatou votos ao putinista Rússia Unida, fazendo com que o PCFR tivesse pouca “perda eleitoral”. Pavlovsky chegou a afirmar que o PCFR “poderá até se tornar, em dezembro, o segundo mais votado para o Parlamento”, graças ao Rússia Justa.