Lula confirma Walfrido nas Relações Institucionais

Em conversa na hora do almoço, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a ida de Walfrido dos Mares Guia (PTB) para as Relações Institucionais. Após dois dias de hesitação, quando avaliava a possibilidade de colocar Mares Guia no Desenvolvime

O presidente, agora, busca um ministro do Desenvolvimento, pois Luiz Fernando Furlan está demissionário. Com a saída de Mares Guia do Turismo, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy comandará a pasta –falta conversa direta entre ela e Lula para acertar detalhes.


 


Mares Guia assume a coordenação política em substituição a Tarso Genro, que tomou posse hoje de manhã na Justiça. Márcio Thomaz Bastos deixou o governo a pedido. Retornará à advocacia.


 


Hoje, durante a posse de Tarso e dos novos ministros da Saúde e da Integração Nacional, o presidente Lula defendeu as mudanças no ministério como um novo jeito de fazer política, em referência às negociações do governo de coalizão, que envolvem 11 partidos. “Não é apenas uma troca de um homem por outro homem. De uma mulher por outra mulher. De um partido por outro partido. O que estamos consagrando a cada ministro que eu nomeio é um novo jeito, nova forma de fazer política no nosso país. É um momento de aprendizado para todos, que é a construção de uma política de coalizão que envolve partidos, governadores e prefeitos”, explicou.


 


O anúncio oficial do novo ministro das Relações Institucionais deverá ser feito na semana que vem. No entanto, o Palácio do Planalto já está informando a alguns comandantes da base governista no Congresso que Mares Guia será o coordenador político.


 


Da redação,
com agências