Prefeito de Santa Rita (PB) “decreta” greve “ilegal”

Em Santa Rita, na Paraíba, depois de mais de um mês de greve, os funcionários municipais acusam o prefeito Marcus Odilon de perseguição. “Marcus Odilon editou um decreto, julgando a greve ilegal, como se fosse um juiz”, acusa o vice-presidente do Sindicat

As escolas da rede Municipal de Santa Rita estão com as atividades paralisadas desde 7 de fevereiro. A categoria decidiu deflagrar a greve devido à falta de pagamento da última parcela do reajuste de 20% , acordado em maio do ano passado.



O Sinfesa entrou com mandado de segurança na Justiça comum para que a Secretaria de Educação do Município devolva o salário descontado. “A primeira parcela foi paga em julho retroativo a junho e a segunda que devia ter sido efetuada em novembro, não foi paga”, afirmou.



Juiza deu ganho aos professores



Vieira conta que, desde novembro, o sindicato vem tentando estabelecer diálogo com a Secretaria de Educação, sem êxito.  “Procuramos diversas vezes a Prefeitura até que chegou o dia das aulas”, assinalou.



Cerca de mil profissionais entre professores, supervisores, orientadores escolares compõem o quadro do magistério, na cidade de 140 mil habitantes, a 13 km de João Pessoa.



Conforme documentação do sindicato, a juíza da 4ª Vara Cível de Santa Rita, Ângela Coelho Sales deu ganho de causa para os profissionais da Educação. “Após a notificação, a Prefeitura terá que devolver o que foi descontado, assim como deve se abster de outros descontos dessa natureza nos meses que se seguem”, enfatizou Manoel Vieira.



Da redação, com agências