Lula acerta na 5ª espaço do PSB no governo

Presidente teria decidido criar Secretaria de Portos, a ser entregue aos socialistas. PR, contrário à criação do órgão, foi ''enquadrado'' por emissários do governo.

A cúpula do PSB reúne-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira para tratar do espaço do partido na reforma ministerial. O governador de Pernambuco e presidente nacional da legenda, Eduardo Campos, chega a Brasília na quarta-feira (20) à noite para o encontro do dia seguinte.


 


Segundo parlamentares governistas, o presidente bateu o martelo sobre a criação da Secretaria Extraordinária dos Portos que está oferecida ao PSB como compensação, já que o partido perdeu o Ministério da Integração Nacional para o PMDB.


 


O problema da Secretaria de Portos, era o PR, que ficará com o Ministério dos Transportes, pasta da qual o setor portuário deve ser retirado. O líder do PR na Câmara, deputado Luciano Castro, havia ameaçado deixar o governo se a Secretaria de Portos fosse criada.


 


Mas ele foi “colocado contra a parede” por emissários do governo para recuar. “Nenhum partido, nem o PT, nem o PR, pode colocar uma faca na garganta do presidente. O presidente é o árbitro desse jogo. Não se pode formar um governo com esse tipo de ameaça”, disse o vice-líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).


 


A Secretaria dos Portos deve ser ocupada pelo ex-ministro da Integração Nacional Pedro Brito (PSB). A possibilidade de o partido ocupar também o Ministério da Defesa perdeu força.


 


Fonte: G1