Bancada feminina e Nações Unidas vão trabalhar temas populacionais

A bancada feminina na Câmara dos Deputados se reuniu com integrantes do Grupo Parlamentar Interamericano (GPI) para discutir ações em conjunto e a criação de um grupo parlamentar sobre população e desenvolvimento no Congresso Nacional.

As 45 deputadas brasileiras vão conhecer o trabalho do GPI e as ações desenvolvidas pelo Fundo das Populações das Nações Unidas (Unfpa). Os integrantes do GPI estão no Brasil desde da última terça-feira (20) para avaliar os avanços legislativos do País em relação a temas populacionais.



A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), uma das coordenadoras da Bancada, destacou que o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no combate a violência doméstica e aos direitos sexuais, ''mas o arcabouço legal fica distante da realidade da maioria das mulheres''.



''O intercâmbio entre os parlamentares da América Latina é fundamental para que possamos superar a feminização da pobreza, e avançarmos na participação política efetiva das mulheres'' afirmou Alice.



Participaram do evento deputadas de todos os partidos, entre elas as comunistas Perpétua Almeida (AC), Manuela D'Àvila (RS) e Vanessa Grazziotin (AM).



O Unfpa e o GPI têm apoiado e promovido a articulação política em torno dos temas de população e desenvolvimento na região da América Latina e do Caribe. O trabalho é resultado das prioridades estabelecidas em 1994 na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994. Entre as metas estão o estímulo à implantação do Programa de Ação discutido no Cairo.



De Brasília
Gustavo Souza