Frente Parlamentar vai defender “Amazônia para Sempre”

A Frente Parlamentar Mista Amazônia para Sempre será lançada nesta quinta-feira (22), na Câmara dos Deputados. A Frente nasce inspirada na Carta Aberta de Artistas Brasileiros sobre a Devastação da Amazônia que gravam a minissérie “Amazônia – de Galvez

No momento inicial a Frente congrega mais de 250 deputados e número superior a 20 senadores, com representação de vários estados e partidos políticos. A articulação da Frente Parlamentar Mista garantirá debate permanente debate na Câmara e no Senado, articulações nos ministérios, iniciativas nos Estados, além de propor medidas que impulsionem o desenvolvimento da região e sua integração nacional.



No Congresso Nacional tramitam várias matérias legislativas que dizem respeito aos temas amazônidas, entre eles questões ligadas a recursos orçamentários, projetos de inclusão social, incentivos e financiamentos ao desenvolvimento sustentável.



A região, com mais de cinco milhões de km2 de extensão, correspondendo à 59,67% do território nacional, composta de 9 estados federativos, mais de 20 milhões de habitantes, detém o maior banco de diversidade do planeta, 1/5 de água doce disponível, incalculáveis reservas minerais, potencial biotecnológico e considerável vocação para o desenvolvimento sustentável.



No cenário mundial, a maior floresta tropical do planeta tem papel estratégico. Vários problemas têm solução na região amazônia, como o abrandamento ao aquecimento global, novas fórmulas medicinais, viabilização para acesso ao oceano pacífico, fortalecimento do mercado andino e caribenho, geração de energia limpa e produção de combustíveis naturais.


A frente Parlamentar vai discutir e buscar a agregação de valor aos produtos agro-florestais, além da valorização das populações tradicionais.



De Brasília
Márcia Xavier