Petista Márcio Meira será o novo presidente da Funai

O Ministério da Justiça confirmou hoje (21) que o historiador e antropólogo Márcio Meira, de 43 anos, será o novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). O órgão acompanha e executa as políticas indigenistas no país, como, por exemplo, estudo, d

Ex-secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (2003-2006), Meira foi um dos interlocutores das organizações indígenas na equipe de transição do governo Lula, em 2002. Na época, elaborou a parte referente à Cultura no programa do primeiro mandato.


 


Nascido no Pará e filiado ao PT, Meira é formado em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado em Antropologia pela Universidade de Campinas (Unicamp). Também formou-se em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy. 


 


Pesquisou os povos Warekena, da região do Xié, um dos afluentes do rio Negro, no Amazonas, no início dos anos 1990 e é o autor da tese “No tempo dos Patrões”, sobre o regime de aviamento que ainda vigora nas relações entre extrativistas e comerciantes no interior da Amazônia. Sua atuação com os povos indígenas, porém, é anterior. “Meira é identificado com a luta em defesa dos direitos indígenas desde a Constituinte de 1988”, lembra o antropólogo Beto Ricardo, secretário-executivo do Instituto Socioambiental.


 


Márcio Meira foi responsável pelo GT da Funai de identificação das Terras Indígenas do Médio Rio Negro e participou de sua demarcação, em 1997, em cooperação com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e com o Instituto Socioambiental (ISA).


 


Fonte: www.pt.org.br