IBGE: 79% dos brasileiros nunca acessaram a internet

Estudo divulgado nesta sexta-feira (23/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 32,1 milhões de brasileiros acessaram a internet em 2005, o que significa que 79% da população nunca acessou a rede.

Parte da pesquisa “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios” (PNAD) de 2005, os dados indicam ainda que usuários que não usam a internet são mais velhos, têm menos estudo e ganham menos que os acostumados a usar a web em casa ou no trabalho.



Segundo a pesquisa, o internauta médio brasileiro tem 28 anos, sendo 10 passados como estudante, e apresenta ganho médio de mil reais per capita, enquanto o brasileiro sem acesso ultrapassa os 37 anos, com apenas 5 anos de estudo, e recebe média de 333 reais.



Entre os motivos listados pela falta de hábito em acessar a internet, foram citados o alto preço do computador (37,2%), a falta de necessidade ou desejo (20,9%) e a falta de instrução (20,5%).



A relação entre educação e acesso à internet fica ainda mais evidente na comparação de acesso à rede entre brasileiros que estudaram e não: enquanto 76,2% dos que estudaram 15 anos ou mais usam a rede, apenas 2,5% dos que tiveram até quatro anos de educação tiveram o mesmo privilégio.