Sem categoria

Comunistas e petistas comemoram aniversário do PCdoB em Barra do Garças (MT)

Militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) conseguiram reunir cerca de 200 pessoas na noite de sábado, na Escola Laura Vicuña, em Barra do Garças, para comemorar os 85 anos de fundação daquele que é a mais antiga agremiação política do país.

A saga do PCdoB se confunde facilmente com a história do povo brasileiro, a começar pelos embates nos anos 20, a resistência ao Estado Novo da ditadura Vargas, a Constituinte de 46, a oposição ao golpe militar de 64 e o seu conseqüente enfrentamento nas selvas do Araguaia no final daquela década, sua legalização em 85 e a aliança que levou Lula à Presidência da República, em 2004 e a reeleição em 2006.


 


 


À festa de aniversário compareceu, além do prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral, o seu colega de Aragarças, Marco Antonio (Marcão) (PT), Laine Costa, da direção estadual do partido, a presidente do PT local, Fátima Resende, o diretor do campus da UFMT, José Marques Pessoas, entre outros.


 


 


A professora Laine Costa disse na ocasião que seu partido tem uma marca que lhe é peculiar, “A de saber ousar politicamente”.  Alexandre Rauh, da Juventude Socialista local, lembrou que o PCdoB , apesar dos 85 anos é um partido jovem “Porque sempre esteve nas vanguardas de lutas.”


 


 


A secretária municipal de Educação, Fátima Resende, frisou que os sonhos e as utopias de seu partido são as mesmas do PCdoB. “O PT tem orgulho de ser seu aliado, de colocar  as forças populares no lugar que elas merecem.” Ao se referir à administração de Zózimo Chaparral a petista disse: “Ser prefeito, professor e comunista numa sociedade oligárquica não é fácil”.


O prefeito de Aragarças (GO), Marco Antonio, disse que só compareceu à festa para aplaudir seu colega comunista “Que tem sido alvo de muitas pedradas. Essas pedras vão servir para a construção de uma sociedade mais justa em Barra do Garças”, advertiu.


 


O diretor do campus da UFMT em Pontal do Araguaia, José Marques Pessoa disse por sua vez que o PCdoB difere de todos os outros, “Por ser um partido de luta e de compromisso, que luta pelo bem comum, que se renova todos os dias, que sempre aponta em direção à luta do povo”.


 


 


A história de José Pessoa está ligada à história do PCdoB em Barra do Garças. Em 1978, quando cursava engenharia civil na UFG (Universidade Federal de Goiás) foi ele quem primeiro distribuiu a Tribuna Operária no Vale do Araguaia e numa Barra do Garças minada por todos os seus flancos pela perseguição política.
“Ano que vem vamos comemorar aqui no Araguaia os 40 anos de partido. O nosso propósito é sempre avançar, ser vanguarda. Desistir não faz parte de nossas possibilidades” disse Pessoa.
 


 


De Barra do Garças,
Wanderley Wasconcelos