Criar políticas públicas para a mulher é a meta de Drica em Petrópolis
Desde o dia 9 de março, a camarada Drica Madeira é a coordenadora do Centro de referência e atendimento à mulher, em Petrópolis, na região serrana. O local é um espaço de apoio às mulheres vítimas de violência e conta com assistência psicológica, juríd
Publicado 26/03/2007 19:26 | Editado 04/03/2020 17:06
Como surgiu esse centro de referência em Petrópolis?
Drica – O centro de referência foi criado com uma parceria do governo federal com a prefeitura e através dele começamos a criar políticas públicas para a mulher. Hoje o nosso interesse principal é trabalhar com a prevenção para o fim da violência. Nessa perspectiva, temos atendimentos integrados de apoio às mulheres com orientação para que elas saiam dessa condição.
E a prevenção como tem sido?
Drica – Na prevenção trabalhamos com a distribuição de cartilhas e visitas às escolas. Tem alguns programas do governo federal que já acenam para esse caminho da prevenção, que trabalham com a cultura e a educação para emplacar uma nova forma de ver a questão da mulher.
Quais são os serviços oferecidos?
Drica – Temos atendimento jurídico, psicológico e social. O serviço social é quem cuida das principais questões e percebe quais os problemas da mulheres. Tem também a relação com as outras secretarias da prefeitura, como a de Assistência Social, do Trabalho e de Educação para ter desdobramentos e assim o caso seja resolvido. A idéia é que a gente consiga colocar esta política voltada para a mulher em uma outra perspectiva e que não seja tratada de forma separada por cada secretaria.
Quais os principais casos atendidos?
Drica- O problema maior em Petrópolis é o da violência física e aqui não tem casa de abrigo, mas estamos vendo a possibilidade de criar uma.
O Centro de referência funciona de segunda a sexta das 9h30 às 18h30, no antigo Centro de Saúde, rua Santos Dumont n° 100.