García Márquez usa boton de Hillary Clinton na Colômbia
O escritor Gabriel García Márquez apareceu nesta quinta-feira (29) com um boton da campanha da senadora norte-americana e pré-candidata democrata Hillary Clinton. A imagem foi publicada no site do jornal El Tiempo.
Publicado 29/03/2007 19:06
Na foto, García Márquez está ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, marido da pré-candidata, durante a homenagem realizada ao escritor na segunda-feira, no 4º Congresso da Língua Espanhola, que se encerra hoje em Cartagena. Hillary pleiteia ser presidenciável pelo Partido Democrata nas eleições de 2008 nos Estados Unidos.
Durante a semana, Bill Clinton revelou que, quando tinha 25 anos e estudava Direito na universidade, seus professores o chamavam a sua atenção porque era flagrado lendo Cem Anos de Solidão, de García Marquez, em meio às aulas.
''Eu li esse livro enquanto estudava Direito, costumava lê-lo de manhã, de tarde, de noite, e os professores me repreendiam porque eu lia durante as aulas. Eu o escondia e consegui ler até o final. Esse livro não só me ensinou muito sobre o que podia ser literatura, como também me ensinou muito sobre a vida'', disse Clinton.
Cem Anos
Na homenagem ao colombiano, Clinton fez parte de um grupo também formado pelos escritores Carlos Fuentes, Tomás Eloy Martínez e Sergio Ramirez. O evento marcou o lançamento de uma edição comemorativa de Cem Anos de Solidão – obra publicada pela primeira vez há 40 anos.
O antigo chefe de Estado norte-americano também comentou que sua filha Chelsea começou a ler os romances e os contos do colombiano quando tinha 14 anos. ''Gabo vai ficar muito feliz de saber que Chelsea é a única da minha família que leu toda a sua obra – e em espanhol'', revelou Clinton.
''Agora sabemos que o grande livro escrito em língua espanhola é Cem Anos de Solidão. Então, amigo, gostamos muito de você e desejamos muitas felicidades'', elogiou Clinton.