Futebol: Fifa atribui título mundial de clubes ao Palmeiras

A Federação Internacional de Futebol Associação revelou nesta sexta-feira (30) que reconhece a Copa Rio de 1951, vencido pelo Palmeiras, como um torneio mundial de clubes. O clube brasileiro entrou com o pedido de reconhecimento em 2001.

A Copa Rio foi criada por iniciativa da Confederação Brasileira de Desportos (precursora da Confederação Brasileira de Futebol), com a intenção de reunir vários campeões nacionais.


 


Além do Palmeiras (campeão paulista) e do Vasco da Gama (campeão carioca), participaram ainda Juventus, Nice, Áustria de Viena, Nacional de Montevidéu, Crvena Zvezda (Estrela Vermelha, da Iugoslávia) e também o Sporting, representante português.


 


A diretoria do Palmeiras afirmou hoje que vai passar a utilizar uma estrela sobre o escudo do time para simbolizar a conquista.



Chuva de títulos



A polêmica resolução da entidade máxima do futebol mundial abre precedente para que outros clubes do futebol brasileiro entrem com recursos para que conquistas de igual ou maior relevância, também sejam reconhecidas como ''Títulos Mundiais''.


 


São Paulo (penta), Santos (tri), Corinthians (bi), e os campeões Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras. Assim ficaria o novo ranking dos clubes brasileiros que ''conquistaram o planeta''.


 


O bi-campeão, Santos, busca o tri com o reconhecimento da Recopa Intercontinental de 1968, conquistada na Itália. A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) já considera este título do Peixe como um Mundial.


 


O Fluminense é outro clube que enviou um pedido à Fifa para que o título da mesma Copa Rio, de 1952, consagre o Tricolor das Laranjeiras como ''Campeão do Mundo''.



Os dois maiores rivais do Palmeiras, Corinthians (campeão em 2000) e São Paulo (tricampeão – 1992, 1993 e 2005), também podem rechear, ainda mais, suas salas de troféus.



A conquista da Pequena Taça do Mundo, ou Mundialito de Clubes, conquistado pelo Timão em 1953 e pelo Tricolor em 1955 e 1963, podem ganhar o status de ''Campeonato Mundial de Clubes''.



O Mundialito era disputado na cidade de Caracas, na Venezuela, e contava com a participação dos maiores clubes do planeta, entre eles os espanhóis Real Madrid e Barcelona e o português Benfica.