De leitor para leitor: Um site jornalístico sem jornalistas

O Topix, site americano de notícias, é mais um exemplo de como as novas tecnologias abriram as portas para a interatividade. A partir desta terça-feira (3), a página será inteiramente editada por um grupo de leitores voluntários, em um experiment

Rich Skrenta, diretor e co-fundador da empresa, anunciou a iniciativa nesta segunda-feira (2), em San Francisco (EUA). O site deve incluir notícias relativas aos mais de 32 mil códigos postais (CEP) da geografia dos Estados Unidos. Seu objetivo é se diferenciar de gigantes como o Google ou o Yahoo News, com o trabalho dos editores voluntários e a cobertura de notícias locais.


 


Na opinião de Skrenta, os editores estão mais capacitados para julgar a importância de uma notícia e sua relevância em uma determinada comunidade do que as “máquinas”. Entre outras funções, os “novos” jornalistas também poderão colocar na web sugestões enviadas por outros leitores e atuar como moderadores dos fóruns de discussão.


 


Com sede em Palo Alto, na Califórnia,o Topix (clique aqui para ver o site) pretende dar mais poder ao público – idéia que virou moda nos últimos tempos. Dessa forma, um grupo de pessoas elegerá quais notícias locais serão as manchetes de cada página. A empresa elegeu seus editores a partir de inscrições online.


 


As mudanças atingem também o nome do site – que passou de Topix.net para Topix.com. Até agora, as páginas eram editadas automaticamente, através da ajuda de um software que as distribuía para um lugar ou outro, de acordo com algoritmos preestabelecidos.