Astros homenageiam Beatles com nova versão de “Sgt Pepper's”

Para marcar os 40 anos do lançamento de Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band, as bandas britânicas Oasis, The Killers e Razorlight deverão regravar músicas desse lendário álbum dos Beatles. James Morrison, The Fratellis, Travis e Kaiser Chiefs es

Os engenheiros de som encarregados das sessões originais de 1967 vão usar o mesmo equipamento para as novas versões. As faixas serão veiculados na Rádio 2 em 2 de junho, um dia após o aniversário do lançamento de Sgt Pepper's. O engenheiro de som Geoff Emerick estará encarregado de gravar as bandas modernas, usando o equipamento original que empregou há 40 anos para os Beatles.


 


A Rádio 2 também está comemorando seus 40 anos este ano, e o programa fará parte da temporada de músicas da década de 60 da emissora. “Este será não apenas um evento único, mas um momento musical muito especial”, disse o diretor da Rádio 2. “A variedade e a qualidade dos artistas envolvidos garante que esta será uma homenagem apropriada para um dos maiores álbuns de todos os tempos.”


 


O álbum original foi lançado no dia 1.º de junho de 1967 – no chamado “verão do amor”. Visto hoje como um dos melhores e mais influentes da história do rock, o disco já vendeu mais de 32 milhões de cópias em todo o mundo. No ano passado, a obra foi escolhida em uma enquete da Rádio 2 como a melhor da música pop britânica de todos os tempos.


 


Capa polêmica


 


A famosa capa Sgt. Pepper's serviu de inspiração para inúmeras outras capas, fotos e obras de arte. Em fevereiro passado, uma reportagem do jornal britânico The Independent On Sunday divulgou que nela está escondido até o ditador nazista Adolf Hitler. O jornal entrevistou o artista britânico Peter Blake, criador da foto que reúne dezenas de personalidades de várias épocas.


 


Blake revelou que a imagem de Hitler aparece em várias fotos de outros ângulos que acabaram não sendo divulgadas. No retrato que acabou sendo usado na capa, Hitler fica encoberto em parte pelo baterista Ringo Starr e pelo atleta e ator Johnny Weissmuller, que viveu o Tarzan no cinema. Segundo a reportagem, a idéia de incluir o ditador na lista de personalidades foi do cantor e guitarrista John Lennon, que queria também que Jesus Cristo e Mahatma Gandhi aparecessem na foto.


 


Blake disse que pediu a cada um dos Beatles que fizesse uma lista com os rostos que gostariam de ver na capa. George Harrison, profundamente influenciado pela cultura indiana, foi o responsável pela inclusão de diversos gurus, enquanto Ringo Starr aceitou as escolhas dos outros, segundo a reportagem britânica. Já John Lennon teria tido a intenção de ser ''arrojado e audacioso'', segundo uma declaração de Paul McCartney citada pelo Independent.


 


Jesus teria sido descartado logo de início, segundo o jornal, por causa da polêmica com cristãos detonada em 1966 por uma declaração de John Lennon – que afirmou que os Beatles eram ''mais famosos do que Cristo''. Já o líder pacifista indiano acabou sendo editado e apagado da imagem final, segundo Blake, enquanto Hitler continuou lá, embora ''escondido''.