Agência Lusa: Uma visita de Camões e Fernando Pessoa aos EUA
A literatura portuguesa vai viajar até os Estados Unidos. Poemas de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Vitorino Nemésio vão ser lidos no mês de maio, em Washington, no âmbito da iniciativa European Poetry in Motion,
Publicado 08/04/2007 11:33
Os célebres versos de Portugal não serão os únicos recitados. Também haverá leitura, no mesmo período, de poemas de autores dos outros 26 Estados membros da UE. De acordo com a Agência Lusa, cada país indicará cinco poemas, a serem lidos na língua original e numa tradução inglesa. As leituras estão programadas no metrô e nos Çônibus de Washington.
No caso português, foram escolhidos excertos dos seguintes poemas: Os Lusíadas (Camões), Mar (Sophia de Mello Breyner Andresen), Coração Polar (Manuel Alegre), Chuva Oblíqua (Fernando Pessoa) e Áspera Vida (Vitorino Nemésio). Diferentemente da Espanha — que divulgará apenas poemas de autores já falecidos —, Portugal inclui na sua lista um poeta ainda vivo — Manuel Alegre, deputado do Partido Socialista.
Comemorações
O projeto conta com a colaboração dos 27 estados membros da União Européia. Organizado pela representação da Comissão Européia na capital norte-americana, enquadra-se nas comemorações do cinqüentenário dos Tratados de Roma, que fundaram a UE. Tais documentos foram assinados a 25 de Março de 1957 pelos Seis — Alemanha, França, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Holanda
A Comissão Européia considera ser esta “uma grande oportunidade para os Estados-membros divulgarem a sua língua e literatura e ao mesmo tempo apoiarem os Estados Unidos no seu esforço para promover a literatura”.
No projeto, a Comissão Européia tem o apoio da Autoridade dos Transportes de Washington, da Comissão para as Artes e Humanidades da capital dos Estados Unidos e da Sociedade Americana de Poesia, entre outras entidades.
Da Redação, com informações da Agência Lusa