Jogos Olímpicos de Pequim beneficiam dez setores industriais

Dez setores da economia têm suas atividades aquecidas pelos jogos olímpicos que serão realizados em Pequim em 2008, a constatação foi notícia hoje no jornal do Partido Comunista Chinês, o Diário do Povo online.

“Nenhuma Olimpiada é um campeonato simples e sua influência sobre o crescimento econômico do país sede desempenha um papel atraente muito óbvio”, comenta o diário.


 



“A julgar pelo índice industrial, devido à demanda promovida pelos Jogos Olímpicos nos setores industriais como de construção civil, transporte e telecomunicações, os índices financeiros e de materiais básicos são os que figuram na dianteira da economia, com bom comportamento no ano em que se realizam os jogos”, considera.


 



Para o periódico, a influência da olimpíada sobre a prosperidade das indústrias se refere principalmente à atração sobre os investimentos e sobre os serviços de consumo.


 



De acordo com o Diário do Povo, “antes e depois da Olimpíada, a reunião de esportistas e turistas promove o crescimento do consumo, de maneira que os índices de venda no varejo e de telecomunicações subam acima da margem que nos anos sem Jogos Olímpicos.


 



A julgar pelo mercado de valores, as dez indústrias mais beneficiadas são a indústria financeira e de seguros, a turística e de aviação civil, a do comércio, a de transportes, a das telecomunicações, a indústria cultural e de cultura física, a imobiliária, de nova e alta tecnologia, a indústria da construção civil e de materiais de construção e a indústria de proteção ambiental.