A juventude e a luta pela paz é tema de debate em Salvador

“A Juventude e a Luta pela Paz” é o tema do debate que acontece a partir das 18h30 desta quarta-feira, dia 18 de abril, no Teatro Dias Gomes (Sindicato dos Comerciários), em Salvador. Organizado pelo núcleo baiano do Centro Brasileiro de Solidariedade aos

Nas intervenções, será mostrada a importância dos jovens brasileiros na resistência à globalização neoliberal. Fazendo um resgate histórico dessa luta, Rubens Diniz lembra o movimento dos caras-pintadas, que em 1992 foi um dos principais responsáveis pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Ele também cita a participação da juventude nas edições do Fórum Social Mundial e em toda a movimentação feita contra a  formação da Alca. “O potencial da juventude na luta pela paz é enorme, e ela tem marcado presença decisiva em momentos cruciais da vida nacional e internacional”, observa Diniz.


 


 


Formado em Psicologia em Cuba e ex-diretor da União da Juventude Socialista (UJS), Rubens Diniz defende que a luta pela paz hoje passa por “fatores como a integração da América Latina e construção de um bloco com políticas comuns e independentes dos interesses do governo dos EUA”. E isso, na sua opinião, já é uma realidade concreta, a exemplo da realização da 1ª Cúpula Energética Sul-Americana, que começou neste domingo, dia 15, na Venezuela, com a presença do presidente Lula.


 


O Sindicato dos Comerciários fica na Rua Francisco Ferraro, 53, no bairro de Nazaré. A entrada no debate é aberta a todas as pessoas interessadas e comprometidas com o tema.


 


 



De Salvador,
Hilda Fausto