Corte de apenas 0,25 ponto divide BC; juro cai para 12,50%

O Banco Central seguiu mais uma vez as previsões do mercado e optou por manter sua linha conservadora ao reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. A decisão conservadora, entretanto, não foi unânime. Quatro integrantes do Copom votaram pela

O Banco Central reduziu o juro básico brasileiro nesta quarta-feira (18) em 0,25 ponto percentual, para 12,50% ao ano. A decisão confirmou as expectativas do mercado, mas não foi unânime. O placar foi apertado, de 4 votos a 3. Os diretores vencidos queriam que a Selic fosse reduzida em 0,50 ponto percentual.



Em breve comunicado, o Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou que tomou a decisão “avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação”.


 


A próxima reunião do Copom está agendada para os dias 5 e 6 de junho.


 


Na opinião de Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o ajuste de juros deveria ser “mais corajoso”.


 


Para o dirigente, o conservadorismo do Copom vem gerando “erros da política monetária”, que estão sendo apontados não só pelo setor produtivo, como também por banqueiros.


 


“A insistência do Copom em não praticar cortes mais significativos na Selic tem custado muito ao país, tanto em perda de crescimento como na sobrevalorização do câmbio que tira competitividade do produto brasileiro”, completou.


 


Da redação