Ato marca 70 anos do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Autoridades, políticos e sindicalistas compareceram à sede do Sindicato, na terça (17), para participar da solenidade comemorativa aos 70 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Foram homenageados ex-presidentes de entidade

Mais de 200 pessoas participaram do ato que reuniu diversas gerações de jornalistas no histórico auditório do Sindicato, em São Paulo/SP. Os associados mais antigos foram homenageados com uma placa e os jornalistas que tombaram sob a repressão da ditadura militar foram reverenciados com a leitura de seus nomes – aclamados pelos presentes.
 


O Sindicato foi fundado em 15 de abril de 1937 por profissionais que queriam moralizar a atividade. À época, o jornalismo era encarado como bico e as redações, como lugar de boêmios. A profissão servia para complementar a renda ou atribuir status a quem quisesse se projetar socialmente.
 


As primeiras lutas da categoria, resultaram no Decreto-lei 910/38, que determina jornada de cinco horas, registro profissional, férias remuneradas e a criação de Escolas de Jornalismo (o primeiro curso, no Brasil, seria criado dez anos depois, em 1947, pela Fundação Cásper Líbero). Ao longo desses 70 anos, o Sindicato dos Jornalistas participou das principais lutas pela democracia e do direito à liberdade de informação, sempre com uma preocupação maior, a defesa da profissão.
 
 


Outras atividades celebram a data
 


Na terça (25), o Bourbon Street realiza show com a banda Big Time Orchestra e jornalista com a carteira da FENAJ não paga entrada. Outros bares e restaurantes estão com promoções especiais para jornalistas até segunda-feira (23), confira aqui.
 


Serão realizadas sessões solenes na Câmara Municipal de Diadema, no dia 07 de maio, e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 07 de junho.
 


De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.