Seminário do CUCA da UNE incentiva cultura nas universidades

Dando continuidade ao calendário de reuniões ordinárias que acontece a cada seis meses, a coordenação do Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE convoca os cuqueiros de todo o país para o 7º Seminário Nacional, que acontece entre

De acordo com Coordenador-geral do Instituto CUCA, Tiago Alves, o centro das discussões do Seminário se focará em uma reflexão sobre os rumos da entidade e a elaboração do plano de gestão para a nova diretoria. “Após uma Bienal que revelou o fortalecimento da nossa rede cultural universitária, vamos nos reunir para colocar as coisas em ordem e pensar as ações estratégicas para os próximos meses. Este é também o momento para avaliarmos a atuação dos núcleos CUCA's existentes em 11 estados”, diz.


 


Durante os três dias de encontro, os debates entre os cuqueiros vão formalizar uma opinião comum no sentido de nortear os trabalhos do CUCA. A idéia, segundo Tiago, é propor ações pontuais de diálogo com projetos que tenham o perfil de fortalecer e viabilizar a produção cultural jovem, como o programa Pontos de Cultura/MinC (do qual o CUCA faz parte) tem feito.


 


Os núcleos estaduais deverão também apresentar seus projetos e um histórico sobre o espaço cultural que coordenam. A programação completa do 7º Seminário Nacional do CUCA será divulgada nos próximos dias aqui no EstudanteNet.


 


CUCA o que?


 


A idéia de criar o projeto surgiu na 2ª Bienal de Cultura e Arte da UNE. A intenção é incentivar, não só a produção cultural, mas também a pesquisa e a discussão sobre cultura e políticas culturais. O objetivo principal do CUCA é manter viva a produção cultural universitária entre os espaços de uma Bienal e outra; além de estimular a comunicação entre estudantes de diferentes universidades, mapear e centralizar as informações e as produções culturais de cada instituição.


 


“O CUCA foi feito para fazer arte, provocar o pensamento e a reflexão acerca da cultura e da arte brasileiras e discutir os rumos de uma política cultural para o país”, explica o integrante da Coordenação Nacional, Luis Parras.


 


Os 11 núcleos que constituem o Circuito hoje funcionam nas seguintes cidades: Recife/PE, Paraíba/PB, Mato Grosso/MT, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Vitória/ES e Brasília/DF.


 


Praia do Flamengo


 


O palco da reunião, o terreno da Praia do Flamengo, 132, foi recentemente retomado pelas entidades estudantis, durante a passeata de encerramento da 5º Bienal de Cultura. No local, no começo da década de 1962 a 1964, funcionou o projeto que hoje serve de referência para o CUCA: o lendário Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE.


 


Como participar


 


Grande parte do encontro é aberta ao público. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo e-mail [email protected]. O transporte e a alimentação ficam por conta do participante. A organização disponibiliza alojamentos gratuitos nos conteirneres do acampamento de estudantes na Praia do Flamengo. Para quem preferir pagar sua estadia em hotéis da região, é só enviar um e-mail solicitando dicas de hospedagem.