50º Congresso da UNE será de 4 a 8 de julho em Brasília

De 4 a 8 de julho estudantes de todo o Brasil têm encontro marcado no 50º Congresso Nacional da UNE, o Conune. A data do Congresso foi alterada em função da necessidade de um tempo maior para a sua organização. Após ser realizado por t

O 50º Conune, por si só, já reserva muitas expectativas, pois é o momento em que os estudantes escolhem a nova diretoria para os próximos dois anos e definem os rumos da entidade. Esta edição, no entanto, traz duas novidades.


 


A principal delas é o novo regimento, que mudou o processo de eleição para estudantes-delegados. Ao invés das eleições serem feitas por curso (como aconteceu nos congressos passados), agora serão realizadas por universidade, por meio de eleições em urnas. “Desta forma, a UNE democratiza e amplia a participação dos alunos no processo de escolha do seu representante”, explica o presidente da entidade, Gustavo Petta.


 


O formato do 50º Conune foi discutido e aprovado no 11º Coneb (Conselho Nacional de Entidades de Base) em 2006, e regulamentado pela plenária do último Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais), realizado no fim de março, no Rio de Janeiro.


 


70 anos em plena forma


 


A segunda novidade é a celebração de um momento histórico para os estudantes: os 70 anos da UNE, que serão completados somente em 11 de agosto, mas as comemorações vão se adiantar para o maior encontro estudantil do país. Haverá o lançamento de um selo comemorativo e homenagens a atuais e ex-lideranças do movimento estudantil.


 


O presidente da UNE, Gustavo Petta, prevê um evento grandioso, com debates, shows, atrações culturais e, claro, a saudável disputas de idéias, característica do movimento estudantil. Para ele, este é o principal momento de encontro entres jovens de todos os estados. “É quando o presidente do diretótio central dos estudantes de uma universidade no Acre, ao lado do representante do diretório adêmico de um curso de Porto Alegre, poderão expor suas idéias dentro de um grupo de discussão amplo e representativo. Toda a rede do movimento estará reunida para definir os rumos da entidade que os representa e que está completando 70 anos de vida e de muita luta”, disse.


 


Eleições já começaram


 


Mais de 300 diretórios centrais de estudantes (DCEs) de todo país, já realizaram o seu processo eleitoral para a escolha de chapas de delegados que vão representar a instituição no Conune. Os delegados são estudantes eleitos nas universidades para representar os alunos de cada instituição de ensino nos debates e definição dos rumos do movimento estudantil brasileiro.


 


Para organizar e sistematizar o processo, uma Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO) foi constituída. Composta de 40 estudantes que representam toda a pluralidade do movimento estudantil, a CNECO conduzirá todo o processo. Desde o início de abril, os seus integrantes vêm realizando reuniões de trabalho diárias, na sede da UNE, em São Paulo.