Deputada apóia reivindicação de aumento do piso salarial dos professores
A deputada Tânia Soares (PCdoB-SE) foi firme na sessão de hoje, 25, ao defender o aumento do piso salarial dos professores proposto pelo governo federal.
Publicado 25/04/2007 22:43 | Editado 04/03/2020 17:21
A parlamentar disse que o Governo Lula avança ao criar um piso para categoria. “Como há divergência em relação ao valor proposto no projeto do governo, é importante que a definição de um piso para os trabalhadores da educação tenha um debate amplo”, enfatiza. A comunista fala que a proposta é uma antiga reivindicação da categoria que, agora, com a aprovação do Fundeb, entra na pauta das discussões com a prioridade e a urgência que o País precisa.
Tânia informou que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública na terça-feira (24) para tratar do assunto. A proposta do governo é de R$850,00 para o piso salarial nacional (PSN) para os profissionais do ensino público. A categoria quer mais. A parlamentar disse aos presentes que o deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ) apresentou, esta semana, na Câmara dos Deputados, três emendas ao Projeto de Lei que trata do piso salarial nacional dos professores. Uma das emendas requer que o piso salarial profissional nacional seja de R$1.050,00 pela jornada de 30 horas semanais.
Na proposta apresentada, o professor passa a receber o aumento já em 2007, assim que a Lei entrar em vigor. A terceira emenda ao Projeto, apresentada pelo deputado, solicita que no exercício da profissão o professor possa cumprir dois terços da jornada de trabalho em sala de aula e um terço, no mínimo, em atividades de preparação de aulas e avaliação do trabalho pedagógico.
A comunista diz que estas propostas são importantes para os professores. A deputada concorda com Valentim, quando ele fala que “o arrocho salarial imposto à categoria nos últimos anos demanda uma urgente e efetiva ação, a fim de acabarmos com a precarização da educação brasileira”.
Tânia ainda lembrou que a Confederação nacional dos Trabalhadores em educação (CNTE) preparou uma programação para esta semana, tendo como ponto alto a 4ª Marcha Nacional da Educação, que será realizada hoje, quarta-feira (25), em Brasília. “Pague o piso ou pague o preço” é o tema da Marcha.
Com informações do Vermelho.